26/06/07 12h01

Perdigão e Unilever fazem parceria

Gazeta Mercantil - 26/06/2007

A Perdigão e a Unilever anunciaram ontem a formação de uma joint-venture com a integração da área de margarinas e que pode se estender a outros produtos. Funcionários das duas empresas começam a estudar produtos de sinergia. Os presidentes das companhias confirmaram que a associação, inicialmente no Brasil, pode vir a ser mundial. Com o anúncio, as ações da Perdigão valorizaram-se 1,42%. Juntas, a Perdigão e a Unilever no Brasil faturaram, em 2006, R$ 15,6 bilhões (US$ 7,17 bilhões). Além da parceria, a Perdigão comprou por R$ 77 milhões (US$ 39,93 milhões) as marcas Doriana, Claybon e Delicata e o maquinário da fábrica de Valinhos (SP); assumiu ainda a produção e distribuição da margarina Becel. O contrato de comodato da planta é de 15 anos. Na prática, a Perdigão incorpora as margarinas da Unilever, já que responderá pela produção. O investimento faz parte do plano estratégico da Perdigão, que em 2006 obteve R$ 800 milhões (US$ 367,46 milhões) com a abertura de capital, a serem aplicados também em lácteos, bovinos e na internacionalização. A empresa já gastou R$ 340 milhões (US$ 176,3 milhões). O presidente da Perdigão, Nildemar Secches, acha pouco provável que todo o restante seja aplicado até o final do ano. Na joint-venture, cada empresa será remunerada pelo seu ativo e o lucro dividido. A Unilever fornecerá a tecnologia em alimentos funcionais e a Perdigão ficará encarregada da produção e distribuição. Os 300 funcionários da fábrica de margarinas seguem na Unilever, mas com os custos repassados à Perdigão.