01/04/08 10h55

Perdigão compra mineira Cotochés

Valor Econômico - 01/04/2008

A Perdigão anuncia hoje a aquisição de mais uma empresa de lácteos, a mineira Cotochés, por R$ 54 milhões (US$ 30,9 milhões). As negociações entre as duas companhias começaram no segundo semestre de 2007, mas os últimos detalhes da operação só foram acertados semana passada. Conforme apurou o Valor, o fato de a Cotochés, uma empresa familiar, ter vários sócios, arrastou as negociações. Além de pagar os R$ 54 milhões (US$ 30,9 milhões), a Perdigão também assumirá dívidas da Cotochés. A empresa mineira, que tem duas unidades, uma em Rio Casca e outra em Sabará, tem uma captação de 400 mil litros de leite por dia atualmente. O Valor apurou ainda que o objetivo da Perdigão é ampliar em 50% a captação e para isso planeja investimentos de R$ 30 milhões (US$ 17,1 milhões). Com faturamento de R$ 180 milhões (US$ 93,3 milhões) em 2007, a Cotochés é uma marca tradicional no mercado de Minas Gerais e atua em leite longa vida, leite em pó, requeijão, queijo, manteiga, creme de leite, iogurte, petit suisse, bebidas lácteas e sucos. A Perdigão já estava em lácteos, com a Batávia, e no ano passado, adquiriu a Eleva, que tem negócios em leite e carnes. Com a compra da Cotochés, a empresa deve ficar bem perto da DPA, joint venture da Nestlé com a neozelandesa Fonterra, no ranking de captação de leite no país, estimam analistas do setor. Os últimos números da Leite Brasil sobre as maiores empresas de laticínios do país, relativos a 2006, colocam a DPA como primeira no ranking de captação, com 1,702 bilhão de litros, seguida pela Itambé, com 1,039 bilhão de litros. A empresa mineira interessa à Perdigão por estar num mercado onde esta ainda tem uma participação pequena e precisa se consolidar. A Perdigão, que também levantará unidade de lácteos em Bom Conselho (PE), quer continuar avançando no segmento, e por meio de aquisições busca acelerar esse crescimento. No ano passado, a Perdigão faturou R$ 7,8 bilhões (US$ 4,04 bilhões) e sua agora controlada, a Eleva, teve receita bruta de R$ 2,644 bilhões (US$ 1,4 bilhões) no período. A partir deste trimestre, os dados de ambas serão consolidados no mesmo balanço.