21/08/09 11h26

Pequeno varejo opta por franquias para se expandir

DCI

Diversas pequenas e médias varejistas estão adotando o sistema de franchising como trampolim para expandir rapidamente o negócio com segurança e baixo custo, além de fortalecer a marca. Apenas no ano passado, 182 marcas estrearam no setor, e este ano o número poderá ser ultrapassado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A Casa Santa Ifigênia, formada por duas lojas e um showroom para clientes profissionais instalada no centro de distribuição, é uma das novatas na área. O empresário Daniel Ramos, que capitaneia a pequena rede, encerrará 2009 com quatro franquias entre a capital e o interior paulista e almeja totalizar 100 nos próximos cinco anos, meta que deve consumir investimento de R$ 35 milhões (US$ 18,4 milhões). Foram mapeados 137 municípios com potencial para receber a primeira rede de franquias desse segmento no País. Para o próximo ano, a meta é abrir 30 estabelecimentos e o segundo centro de distribuição, também em São Paulo. A primeira franquia funciona desde o final de 2008, em Suzano (SP), e tem crescimento mensal de 20%. As lojas também vendem ferramentas, iluminação e ferragens.

Outra empresa que passou um bom tempo estudando as oportunidades desta área e aparando as arestas do negócio foi a rede de vestuário Nicoboco, presente há 21 anos no mercado com três filiais próprias e 15 administradas por terceiros. De acordo com Ana Paula Gomes, recém-contratada para gerenciar o projeto, os novos pontos-de-venda serão abertos em locais em que o faturamento com a venda para multimarcas ainda não é grande. "Por enquanto teremos apenas três franquias, mas prevemos criar mais 30 até o final de 2010", disse Renata. O plano da Nicoboco é atingir 200 unidades em cinco anos com sua marca principal e investir no franqueamento de uma submarca, que já está em desenvolvimento. Ao que tudo indica, a meta deve ser alcançada, visto que a gerente passou o dia de ontem entrevistando candidatos a investir em futuras unidades.