Pequenas e médias empresas integram sua 1ª missão comercial
Apex-BrasilAção será a primeira com empresas que passaram pelo programa de capacitação para exportar realizado pela Apex-Brasil em parceria com universidades e centros de ensino. Empresas participam de rodadas de negócios com potenciais importadores do Paraguai e Bolívia.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) levará 43 micro, pequenas e médias empresas ao Paraguai e à Bolívia para encontros de negócios com empresários locais. A missão comercial aos dois países acontece entre 30 de maio e 3 de junho e será a primeira exclusiva para empresas iniciantes no mercado internacional, que passaram pelo programa de capacitação da Agência, o PEIEX - Projeto Extensão Industrial Exportadora.
O foco da missão são os setores de máquinas e equipamentos; alimentos e bebidas; casa e construção; higiene e cosméticos. A missão começa no dia 30 de maio no Paraguai e segue para a Bolívia no dia 1º de junho. Com dois dias em cada país, a agenda dos empresários se concentrará em rodadas de negócios, visitas técnicas a centros comerciais e fábricas, e à participação em seminário sobre o ambiente de negócios.
O trabalho dos empresários brasileiros que integram a missão começou há alguns meses. Além da capacitação oferecida no âmbito do PEIEX, os participantes tiveram acesso à plataforma online da Apex-Brasil chamada Passaporte para o Mundo que oferece vídeo-aulas, entrevistas e depoimentos de empresários experientes e com negócios nos dois países-alvo. No total, são mais de 100 horas de material disponível.
Além do Passaporte para o Mundo, as empresas também receberam mentoria, que se traduz em conversa com consultores com amplo conhecimento sobre os setores econômicos de ambos os países. Outra atividade que precede a viagem é uma reunião de preparação, agendada para a próxima semana - 15 dias antes do início da missão -, com técnicos do setor de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, e com os matchmakers responsáveis pela organização das agendas de negócios em ambos os países.
Paraguai e Bolívia foram os destinos escolhidos para essa primeira missão do PEIEX em função das análises obtidas por meio dos estudos de inteligência da Agência nos quais se constatou que os países são importantes parceiros comerciais do Brasil. Além disso, são países que integram o Plano Nacional de Exportação, convergindo para um calendário integrado de ações entre Apex-Brasil e MDIC. Já a seleção das empresas obedeceu aos seguintes critérios: participar ou ter participado do PEIEX; ter nível de maturidade exportadora iniciante ou não exportador; ter oferta aderente aos setores prioritários identificados na ação; ter catálogo e website em espanhol; e confirmação da existência de demanda local pelo matchmaker local da missão.
O PEIEX
O Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) é um programa de capacitação das empresas brasileiras que aspirem entrar no mercado internacional, realizado em parceria com universidades e centros de ensino espalhados em 40 núcleos, com abrangência geográfica que permitem atender todos os estados brasileiros. O objetivo do Projeto é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas.
Por meio de consultorias personalizadas dos técnicos extensionistas (que avaliam desde embalagens até os processos produtivos e de gestão) o PEIEX proporciona o engajamento das empresas no esforço de exportação. A proposta é elevar o padrão de competitividade do setor industrial brasileiro. As ações do PEIEX desenvolvem-se em localidades onde haja concentração de empresas e já capacitaram 16,2 mil empresas de todas as regiões brasileiras desde 2009.