02/09/10 16h01

PepsiCo investe para ampliar capacidade em 40% no País

DCI – 02/09/10

A norte-americana PepsiCo, gigante global de alimentos e bebidas, está expandindo a capacidade produtiva de suas unidades brasileiras para atender o crescimento da demanda no País. "Com as ampliações, o aumento médio da produção chegará a 40%", explica o presidente da PepsiCo Alimentos no Brasil, Otto Von Sothen. Segundo ele, atender muitas categorias de alimentos gera processos complexos de investimento na manufatura dos produtos, o que justifica os aportes da companhia nas plantas fabris.

Entre os planos de expansão da companhia no País estão quatro ampliações de linhas de produção e duas novas plantas. A recém-construída fábrica em Cachoeira de Itapemirim (ES) já passa por testes de processos e sistemas para começar a operar. As obras dessa planta fabril de 4,8 mil metros quadrados de área construída foram concluídas no mês passado, com investimentos da ordem de US$ 20 milhões. A nova unidade irá responder pela produção dos snacks da marca Lucky, adquirida pela empresa em 2007 com o objetivo de penetração nas vendas entre as classes C e D.

As fábricas de Curitiba (PR), Itu (SP) e Sorocaba (SP) receberão aportes para ampliação da sua capacidade produtiva, de conclusão prevista ainda neste ano. Estas fábricas respondem pela produção dos snacks, que garantem à norte-americana a liderança do segmento no País. Ainda entre as contempladas com expansão está a planta de Guarulhos (SP), que receberá aportes para aumento de 40% na capacidade de produção do Toddynho, marca consolidada da empresa. Dentro dos US$ 300 milhões de investimentos programados para o Brasil até 2013 está ainda a construção de unidade fabril em Feira de Santana (BA) que receberá US$ 40 milhões de investimentos para a produção dos achocolatados. A inauguração da unidade está prevista para o mês de maio de 2011.

Segundo o presidente da PepsiCo, todos os investimentos da empresa são feitos para atender a crescente demanda. A empresa espera crescer a uma taxa de mais de dois dígitos no País em 2010. O Brasil já é o quarto mercado da PepsiCo no mundo e contribui com faturamento mundial da companhia, que em 2009 foi de US$ 60 bilhões. "Os negócios da PepsiCo no Brasil vêm crescendo aceleradamente. Estamos investindo para ampliar nossa cadeia de abastecimento", diz.