18/12/20 09h58

Pelo terceiro ano consecutivo, Rio Preto tem maior nota no programa Município Verde Azul

Diário da Região de São José do Rio Preto

Rio Preto venceu pela terceira vez consecutiva o Prêmio Município Verde Azul, concedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para as cidades com as melhores gestões ambientais do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 17, durante cerimônia realizada de maneira virtual devido à pandemia de Covid-19. Outros quatro municípios da região ficaram entre os 20 melhores do Estado. 

Este é o terceiro título da cidade, que também venceu em 2018 e 2019. O Ranking Ambiental é baseado na avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com dez critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas, como arborização urbana, biodiversidade, conselho ambiental, esgoto tratado, estrutura e educação ambiental, gestão das águas, município sustentável, qualidade do ar, resíduos sólidos e uso do solo. O Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis. 

"Esse momento é muito especial. Aqui em Rio Preto estendo meus cumprimentos a Katia (Penteado, secretária de Meio Ambiente), junto com o Nicanor (Batista, superintendente do Semae), e todos os funcionários e todas as equipes desses dois órgãos, e toda a sociedade", afirmou o prefeito Edinho Araújo durante a cerimônia de entrega do prêmio. Neste ano, Rio Preto recebeu 96,6 pontos, contra 97 do ano passado. Em alguns quesitos, a pandemia acabou afetando a avaliação de Rio Preto como, por exemplo, em ações ambientais, já que as palestras realizadas para tratar do tema, que contam pontos, não puderam ser realizadas. 

Outro ponto em que a cidade não atingiu a nota máxima foi no Índice de Qualidade da Água (IQA). Segundo o Semae, o número é avaliado por critérios estabelecidos pela Cetesb e traz informações da bacia de água como um todo. No caso, Rio Preto integra a bacia geográfica dos rios Turvo e Grande, que tiveram queda na qualidade da água. 

"Estamos nesse objetivo de ter políticas de longo prazo. Digo aos prefeitos para que continuem neste trabalho que vale a pena. O grande problema no primeiro mandato era a água. Depois centramos fogo na questão do tratamento de esgoto. Fizemos um trabalho todo o mês envolvendo todas as pastas e a sociedade e conquistamos o tri. Esse título engrandece qualquer município e nos enche de orgulho e, sobretudo, de responsabilidade", completou o prefeito. 

A secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia penteado, ressaltou o momento de maturidade do município e a união entre o poder público e a sociedade civil para o avanço das políticas públicas relativas ao meio ambiente, como o plano de recuperação das áreas de mata atlântica e cerrado. "É bom lembrar que política pública faz a maior diferença. Na verdade as ações só conseguem ser efetivas e duradouras a partir de criação, manutenção e modernização de políticas públicas", afirmou.

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/2020/12/1216570-pelo-terceiro-ano-consecutivo--rio-preto-tem-maior-nota-no-programa-municipio-verde-azul.html