05/11/12 14h51

Pegada italiana

Mercado aberto - Folha de São Paulo

O ministro italiano do Ambiente, Corrado Clini, veio a São Paulo nesta semana para tratar da implementação de acordos assinados durante a Rio+20 com o governo estadual e empresas paulistas.

O ministério da Itália tem também projetos com os governos federal e do Rio.

Os acordos vão do setor de energia ao de confecções. Com a Osklen, o ministério já elaborou um levantamento da pegada de carbono e de impactos socioambientais das cadeias de produção de peças da empresa.

"A Gucci e a Benetton também encomendaram um estudo semelhante, depois do trabalho com a Osklen", diz o ministro Clini.

A grife brasileira já está em um segundo levantamento, desta vez sobre o uso e a economia de água durante a produção, segundo Martina Hauser, chefe da área de rastro de carbono, que acompanha Clini.

O ministério tem projetos com a Pirelli no Brasil para reduzir o impacto de produção e uso de pneus.

"Também temos trabalhado na área de bionergia com várias empresas, entre elas a de Gradin [a GraalBio]", afirma.

"As empresas italianas e brasileiras de energia sustentável são as mais avançadas em tecnologia de baixo impacto e podem ajudar a reduzir o uso de fontes custosas e degradantes."