18/12/07 10h34

Pedidos à indústria indicam produção em alta em janeiro

Valor Econômico - 18/12/2007

A indústria que produz bens de consumo já se prepara para um janeiro aquecido pela forte reposição de estoques. Os pedidos do varejo já chegaram a muitos fabricantes de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e materiais de construção e indicam perspectivas de negócios muito superiores às de 2007 para o primeiro bimestre do próximo ano. Na área de eletroeletrônicos, as indústrias iniciarão 2008 em ritmo acelerado, pressionadas pela necessidade de recompor estoques e atender aos pedidos em carteira que, além de mais numerosos, terão seus prazos de entrega antecipados em função do Carnaval. A americana Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, aumentou o número de funcionários em 5% neste ano e mantém o mesmo ritmo de produção desde maio. A meta, afirma Sérgio Leme, diretor comercial, é garantir o mesmo patamar no primeiro semestre para garantir a entrega dos pedidos em carteira para o próximo ano, que já estão entre 10% e 15% maiores que em 2007. O presidente da catarinense Marisol, Vicente Donini, diz que nos últimos 90 dias há uma "sinalização muito positiva do varejo". Os clientes estão comprando volumes representativos e a empresa já tem encomendas firmes para janeiro, um movimento antecipado na comparação com janeiro de 2007. As indústrias calçadistas já esperam iniciar 2008 com o melhor primeiro bimestre em três anos por conta da reposição e renovação de estoques no varejo. A avaliação é do diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein.