30/05/23 13h47

Pederneiras lança Plano de Desenvolvimento

A iniciativa prevê a realização de uma série de ações, cursos e treinamentos, com participação de entidades representativas dos setores econômicos do município

Folha da Região

Nesta terça-feira (30), Prefeitura de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru), em parceria com Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Pederneiras (Acip) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam o chamado Plano de Desenvolvimento Local (PDL) com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico na cidade. A iniciativa prevê uma série de ações, cursos e treinamentos, com participação de entidades representativas dos setores econômicos.

De acordo com o Executivo, o PDL busca elevar a competitividade das micro e pequenas empresas e dos empreendedores; elevar o faturamento e reduzir custos dos pequenos negócios; e impactar positivamente na geração de postos formais de trabalho no município e na formalização de empreendedores, contribuindo para a cadeia produtiva.

"É um trabalho importante que vai colaborar para gerar mais empregos, mais mentalidade empreendedora. Desenvolver as competências das pessoas para que possam começar como empregado e galgar posições na empresa, para empreender e trazer seu talento para desenvolver um negócio", ressalta a prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha. O evento de lançamento do programa, que será às 19h, no salão de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, na rua Santos Dumont, nº O-40, é aberto a todos os interessados, incluindo empreendedores, produtores rurais, entidades de classe, e representantes de associações, sindicatos, faculdades, escolas técnicas e iniciativa privada.

Números

De janeiro a dezembro do ano passado, a unidade do Sebrae Aqui de Pederneiras, que funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, na avenida Paulista, nº S-307, Centro, realizou mais de 520 atendimentos, 58 voltados a pessoas físicas, 462 a pessoas jurídicas e, os demais, a clientes distintos. A gama de serviços oferecidos corresponde a investimento total de R$ 349.039,27.

Para este ano, o Sebrae prevê investimento ainda maior. A estimativa é que cerca de R$ 393.920,49 sejam aplicados em treinamentos, oficinas, cursos e capacitação de profissionais na cidade. "O Sebrae é um grande parceiro em diversas ações que buscam o desenvolvimento de Pederneiras, capacitação e atendimento aos empreendedores", diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Camargo.

Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2764513/regional/2023/05/pederneiras-lanca-plano-de-desenvolvimento