14/09/21 12h07

Patinetes da Grin voltam a São Paulo com 15 mil unidades

Após sumiço e dificuldades causados pela pandemia, empresa retoma operações

Automotive Business

Até o fim do ano, o grupo Grow, detentor das marcas Grin e Yellow, colocará de volta em circulação no estado de São Paulo cerca de 15 mil patinetes para uso compartilhado. O retorno faz parte do plano de recuperação da empresa, que passou por uma fase difícil com a pandemia. 

As startups de compartilhamento de bicicletas e patinetes Yellow e Grin fundiram seus negócios em janeiro de 2019, formando a Grow. No ano seguinte, com a queda de circulação causada pelas restrições da pandemia, a empresa viu os negócios caírem e precisou entrar em recuperação judicial no mês de julho. 

De lá para cá, a solução foi mudar o modelo de negócios. A Grow firmou parceria com a empresa FlipOn para fornecer a ela sua frota de patinetes. “A parceria com a FlipOn é de divisão de receitas”, afirma Antonio Luiz Lang Jr, sócio fundador da Aces Consultoria, que atua na reestruturação das operações da Grow. “A Grow fornece os patinetes, a FlipOn fornece o aplicativo e o sistema e localiza o parceiro operador. O parceiro operador controla a operação física dos patinetes, como manutenção, distribuição em uma área definida, carregamento de energia, etc. A receita é dividida em três partes iguais”, conta. 

No modelo da FlipOn, esses operadores delimitam uma área de operação para seus patinetes, de modo que é mais fácil recolher e recarregar os veículos, barateando a operação. Com vários operadores atuando, cada um passa a cuidar dos patinetes em uma área específica da cidade. 

Novo modelo de negócio pode ser permanente

A FlipOn, que tem sede em São Carlos, utiliza 12 mil patinetes e 9 mil bicicletas da Yellow e da Grin e está operando em oito cidades do país, incluindo três no litoral paulista. “Estamos avaliando esse modelo de negócio”, afirma Lang Jr. “Ele poderá ser permanente, dependendo dos resultados, até podendo evoluir para uma sociedade, mas nada está definido ainda”, analisa. 

Recentemente, a FlipOn anunciou que pretende voltar a operar os veículos na capital paulista. Será que isso não vai conflitar com os próprios planos da Grin para sua operação na cidade? Lang Jr. fala que, no momento, a outra empresa é vista como parceira, não como concorrente. Ele também diz que os planos da Grin envolvem também outras praças, as quais ainda não foram reveladas. 

Como a pandemia ainda não terminou e a variante delta está aí, gerando novas preocupações, Lang Jr. não se arrisca a projetar uma quantidade de usuário para São Paulo. “Ainda não podemos avaliar qual será a demanda, vamos iniciar com quantidades controladas e ir expandindo”, prevê ele. 

fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/patinetes-da-grin-voltam-a-sao-paulo-com-15-mil-unidades/