23/10/09 12h42

Passaredo prepara entrada de novos sócios no capital

Valor Econômico

Após suspender a sua operação entre 2002 e 2004 por causa de uma crise financeira, a Passaredo Linhas Aéreas negocia a venda de parte de seu capital e quer dobrar de tamanho. A companhia regional paulista, fundada em 1995 pelo grupo homônimo de transporte rodoviário de passageiros, mantém conversações com um fundo de investimento brasileiro e uma empresa aérea estrangeira, diz o seu presidente, José Luiz Felício Filho.

A negociação deverá ser concluída até o final de 2010. Os nomes dos potenciais investidores, porém, foram mantidos em sigilo pelo executivo, filho do fundador do grupo Passaredo, José Luiz Felício. "O Brasil, com a possibilidade de abertura de 20% para 49% de participação de capital estrangeiro no setor, cria uma tendência natural das empresas aéreas de fora investirem aqui", diz Felício Filho, mais conhecido como comandante Felício.

Enquanto negocia com possíveis futuros investidores, a Passaredo anunciou ontem um investimento de US$ 90 milhões para praticamente dobrar de tamanho. Os recursos serão financiados por empresas de leasing de aeronaves para a aquisição de até oito jatos ERJ 145 da Embraer, para 50 passageiros. A frota atual da companhia tem 10 aviões, sendo seis turboélices Brasília, também da Embraer, com 30 assentos, e quatro ERJ 145. O dinheiro também será usado em ampliação de infraestrutura (hangares e balcões de check in, por exemplo).

A Passaredo respondeu, em setembro, por 0,38% dos vôos regulares operados no mercado doméstico e projeta um volume de 430 mil passageiros embarcados em 2009. Com os investimentos em infraestrutura e os novos jatos, Felício Filho estima que a fatia da companhia vai saltar para 0,7%, ou em torno de 1 milhão de pessoas transportadas no ano que vem.

Atualmente, a Passaredo voa para 17 destinos, principalmente entre municípios do interior paulista, com 76 voos diários. Até o final de 2010, a empresa planeja atender 25 cidades, incluindo o nordeste brasileiro, por meio de 130 frequências por dia. A Passaredo e a Trip lideram a aviação regional que, em setembro, registrou aumento de 41,3% no fluxo de passageiros transportados no país, em relação a igual período de 2008. Essa expansão é mais do que o dobro do desempenho do duopólio TAM e Gol, de 20,6%, e só perde para os 193% de OceanAir, Webjet e Azul.