15/09/15 14h50

Parques tecnológicos serão eixo para desenvolvimento urbano

Prefeitura de Campinas prevê incentivos para instalação de empresas e moradias entre Barão Gerald e Jaguariúna

Metro

A Prefeitura de Campinas vai ampliar áreas dos parques tecnológicos e conceder incentivos fiscais para atrair empresas com vocação em ciência e tecnologia. O objetivo é formar ecossistemas habitacionais que reúnam no mesmo espaço indústrias, moradias e setores de serviços. A região Norte – uma área que vai de Campinas até o limite com Jaguariúna – será a primeira a ser incluída no projeto.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samuel Rosilho, a prefeitura pretende apenas fazer valer a lei que permite que as glebas dos parques tecnológicos sejam ocupados em 40% por residências e 60% por indústrias e empresas. “O objetivo é ocupar a área de forma ordenada, respeitando o meio ambiente e com planejamento viário que garanta a mobilidade”, explicou ele.

Para viabilizar a proposta, o prefeito Jonas Donizette (PSB) anuncia hoje a expansão da área Ciatec em 15 milhões de m2 – saindo de 8 milhões m2 para 23 milhões m2 –, chegando até a divisa de Jaguariúna. “O projeto prevê um plano de habitação, lazer e trabalho numa mesma área. Esse modelo é o que ocorre em outros países”, explicou Rosillho. Essa proposta está dentro do Plano de Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas para os próximos 10 anos.

O plano prevê ainda redução de alíquotas e isenção de impostos como IPTU e ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis).

“As definições sobre os percentuais serão feitas ao longo dos próximos anos, já que o plano de desenvolvimento dos parques prevê um planejamento até 2015”, explicou.

Já incentivos fiscais como redução de alíquota do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) que hoje é de 5% para 2% serão mantidas.

O secretário explicou que o plano que será apresentado hoje foi debatido com os conselhos dos parques tecnológicos, com sindicatos e universidades.

A prefeitura tem tomado uma série de ações para promover o desenvolvimento dos parques tecnológicos como redução da carga tributária às empresas que querem se instalar nos cinco parques tecnológicos da cidade – Ciatec, Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD, TechnoPark e CTI-TEC.