04/08/15 12h26

Parques tecnológicos ganham espaço e são aposta para o futuro

Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação (FAPETI) fará a gestão do Parque am Taubaté e se especializa para aluar no segmento

Jornal Contato - Taubaté

Os parques tecnologicos nasceram com o objetivo de promover a inovação, o conhecimento e o empreendedorismo. Originário do Vale do Silicio, nos Estados Unidos, esse modelo de desenvolvimento ganhou espaço no Brasil a partir da década de 1990.

No Vale do Paraíba, apenas Sâo José dos Campos tem um parque tecnológico, Em Taubaté, a pedra fundamental do parque foi lançada em dezembro de 2014 e o projeto foi desenvolvido a partir de um estudo feito por professores da Universidade de Taubaté (UNITAU), 'Mapeamos as potencialidades da cidade e das empresas para definir a vocação do parque, Em São José dos Campos, o parque é fundamentalmente aeronáutico. Em nosso caso, o parque é voltado tanto para as indústrias como também para a atratividade de outros negócios. Além de ser um parque tecnológico, a idéia é ser um parque de negócios", comenta o Prof. Dr. Edson Aparecida Araújo Querido de Oliveira, coordenador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e um dos responsáveis pelo estudo de aplicabilidade para o Parque Tecnológico de Taubaté.

A gestão do empreendimento ficará sob responsabilidade da Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação), que busca se especializar nesse segmento. "Fizemos contato com uni[SOFT] Uma equipe da UNITAU, liderada pelo Reílor, Prof. Dr. José Rui Camargo, se reuniu em Brasília com representantes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBM¬DF) no último cfia 30 para discutir parcerias entre os órgãos. A proposta é de que as entidades troquem tecnologias, para que a Universidade possa sedíar um inédito núcleo de pesquisas que estude, entre outros temas, incêndios e propriedades tios materiais expostos ao fogo. versidades de Portugal e, no inicio do ano, visitamos o Parque Tecnológico de Évora. Essas visitas dão a Fapeti mais experiência para gerir futuros projetos", afirma o Prof Dr. Eduardo Enari, presidente da Fundação.

"Os parques tecnológicos nascem dentro do poder público, mas evoluem para uma fundação. A Fapeli. como uma agência de fomento e se especializando na gestão dos projetos e dos procedimentos dentro do parque, poderá fazer a intermediação, transferindo os produtos, não só físicos como tecnológicos, conhecimentos e serviços", finaliza o Prof. Dr. Edson Aparecida.