21/09/11 13h23

Parque Tecnológico vai focar no Porto, desenvolvimento urbano e energia

A Tribuna

O Parque Tecnológico de Santos vai englobar, principalmente, três segmentos: Porto, retroporto e logística, desenvolvimento urbano (mobilidade, hotéis e restaurantes, e área de saúde) e energia. O destaque do projeto foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Santos, Marcio Lara, durante o painel 'As políticas de inovação no Estado de São Paulo e o Parque Tecnológico de Santos, no evento Gás na Economia 2011'.

"O Parque tem a finalidade de viabilizar pesquisas, inovação destinada às empresas, fortalecer a imagem de Santos como uma cidade de tecnologia", explicou Lara. Segundo ele, o Parque será formado pelo conjunto de laboratórios, centros de pesquisas, universidades, órgãos e empresas inovadoras. "É de terceira geração. Aproveita as instalações urbanas, a infraestrutura da região. É uma rede coesa", completou.

Algumas das empresas envolvidas no projeto são a Petrobras, Usiminas, Codesp, Prefeitura, Associação comercial, Fiesp, Ministério da ciência e tecnologia, universidades.

Os próximos passos para implantação é a criação de um Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação que está sendo finalizado para verificar as estratégias e montar uma agenda de trabalho, a aprovação da atualização na leia da fundação, o credenciamento do parque, entre outras ações.

"Com o Parque, vamos construir Santos a cidade do conhecimento e inovação, firmando talentos e criando riquezas", destacou o secretário.