30/10/13 14h50

Parque tecnológico será inaugurado no início de 2014

Protec

O Parque está numa área de 300 mil m², dentro do campus da USP, em uma área total de 5 milhões de m², no bairro Monte Alegre. A primeira etapa do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto será entregue no início de 2014. O empreendimento, com 1.585,81 m², dentro do campus da USP, possui inicialmente dois pavimentos para abrigar uma incubadora de empresas e um centro tecnológico.

O local contará com suporte necessário para a instalação de micro e pequenas empresas inovadoras, frutos de projetos de pesquisa e desenvolvimento de alunos da USP e de outras universidades da região.

"O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto finalmente vai sair do papel. Será uma das portas de entrada de investimentos em Ribeirão Preto. Vai atrair renda, gerar emprego para a região que já é reconhecida nacionalmente como um grande polo de saúde. A cidade, hoje, oferece 17 hospitais, 35 unidades de saúde, laboratórios, clínicas e farmácias e, agora, com este projeto, as áreas da Saúde e Educação e Tecnologia de Informação passam a ser as maiores beneficiadas", ressaltou a prefeita Dárcy Vera.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, o Parque está numa área de 300 mil m², dentro do campus da USP, em uma área total de 5 milhões de m², no bairro Monte Alegre.

"A Fipase, reconhecida como um Instituto de Ciência e Tecnologia, foi criada em 2001, pela prefeitura municipal. Começou com a intenção de apoiar novas empresas e consolidar as já existentes de base tecnológica. Ver o Parque Tecnológico ser erguido é um objetivo concretizado", destacou Eduardo Cicconi, gerente administrativo da Fipase. Ao longo dos 12 anos de atuação em inovação tecnológica, a Fipase foi conquistando espaço e atualmente é gestora da Supera Incubadora de Empresas de base Tecnológica, do Arranjo Produtivo Local de Equipamentos Médicos Hospitalares e Odontológicos, do Supera Centro de Tecnologia, e do Supera Parque de Inovação e Tecnologia.

A prefeitura tem investido anualmente cerca de R$ 4 milhões na Fipase. Nesta fase final da conclusão do Parque Tecnológico, a administração municipal também investirá R$ 2.496.569,83 para implantação da via e prolongamento para o Parque Tecnológico.

Além do poder público do município, o Parque Tecnológico também conta com a parceria do Governo do estado e Universidade de São Paulo, USP.

De acordo com o professor doutor da USP, Oswaldo Baffa Filho, presidente do Conselho Estratégico do Parque Tecnológico, a assinatura do convênio para instalação do complexo só foi possível porque a cidade comporta uma Universidade voltada à pesquisas inovadoras. "A USP também cedeu o espaço físico, uma área total de 5 milhões de m². A intenção é de que futuramente empresas possam se instalar no entorno do parque e escolas técnicas venham agregar conhecimento para a comunidade", explicou.

"Ribeirão Preto já é conhecida mundialmente pelo trabalho de pesquisa desenvolvido pela Supera", revela Dalton Siqueira Pitta Marques, gerente de desenvolvimento econômico e tecnológico da Fipase. Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), o projeto do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), criado pelo Governo do Estado de São Paulo para dar apoio e suporte a essas iniciativas com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica.

Segundo definição da International Associationof Science Parks (Iasp), parques tecnológicos são criados e geridos com o objetivo permanente de promover pesquisa e inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa.