07/05/20 12h57

Parque Tecnológico São José dos Campos recebe inscrições para novas startups

Processo seletivo do Nexus está aberto até 11 de maio

Assessoria Parque Tecnológico de SJ dos Campos

O Nexus - hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos recebe até 11 de maio inscrições para o Batch#15, processo seletivo de novas startups. Podem participar desde empreendedores com ideias ainda no papel até startups já estabelecidas. Os candidatos passarão por duas etapas de avaliação - modelo de negócio e poder de execução - além de workshops e pitch. O resultado será divulgado no dia 19 de junho em todos os canais do Parque Tecnológico. Enquanto a incubação é focada em jovens empresas de base tecnológica, a aceleração tem foco em startups digitais, jovens empresas com grande potencial para crescer de forma rápida.

Assim, o programa de incubação é de até dois anos e o de aceleração dura até um ano. A Emanda entrou no processo de 2019 e é acelerada pelo Nexus. A startup iniciou as operações no começo de 2019 com a ideia de oferecer uma ferramenta simples e amigável para disparo de e-mail marketing. “Em um dos workshops do Nexus, conheci uma proprietária de loja virtual de calçados que me deu o insight para a ferramenta ter um processo de criação próprio e, então, pivotamos e criamos esse diferencial”, lembra Iuri Moura Silva, fundador da Emanda. Atualmente a startup disponibiliza uma ferramenta completa para e-mail marketing, automatizada por meio de inteligência artificial e focada no aumento de vendas de e-commerces. Foi também por meio do Nexus que Iuri conheceu um representante da Mercado Shops, plataforma de e-commerce do Mercado Livre.

“Um empreendedor do Nexus me convidou para uma visita ao Mercado Livre e troquei contatos com o representante”. Por conta da pandemia de Covid-19, diversos clientes da Mercado Shops buscaram a plataforma com dúvidas de como atingir o cliente por meio de ferramentas de e-mail. Desde então, a Mercado Shops tem indicado a Emanda, que vem aumentando muito o número de clientes por meio desta parceria. “No nosso caso, o cenário da pandemia favoreceu o crescimento da empresa, encontrei exatamente os clientes que quero atender: os que não tem tempo e nem equipe para desenvolver peças de e-mail marketing assertivas.

O feedback deles têm sido extremamente positivos, com grande taxa de conversão e retorno de investimento”, conta Iuri. Para o fundador da Emanda, o Nexus foi fundamental para a consolidação da empresa, não só pelas conexões, mas também para todos os ajustes no modelo de negócios e capacitação. “O Nexus sempre esteve conosco para trazer soluções, resolver os problemas e nos ajudar a aumentar nosso campo de visão. A comunidade também ajuda muito, de forma direta e indireta”, avalia.

Processo seletivo do Nexus

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas. Um diferencial desta seleção é a possibilidade de o candidato se inscrever mesmo que ainda não tenha CNPJ constituído. As propostas podem vir de qualquer cidade. O Nexus está voltado ao estímulo e à criação de novos empreendimentos baseados em negócios inovadores com alto valor agregado e de base tecnológica, que atuem preferencialmente nas seguintes áreas: aeroespacial, agrotecnologia, automotiva, eletrônica, energia, fintech, indústria 4.0, internet das coisas, meio ambiente, saúde, smart cities e tecnologia da informação. "Nosso programa tem metodologia própria e está focado no desenvolvimento e no fortalecimento do ecossistema de inovação da região, unindo forças e posicionando São José dos Campos como uma cidade empreendedora, pronta para receber novas startups”, explica Alexandre Barros, Gestor de Empreendedorismo e Inovação do PqTec. O instrumento de seleção pode ser acessado neste link. Lá se encontram todas as informações, como inscrição, datas de cada fase do processo seletivo, critérios de avaliação e condições para participação. “Estar em um parque tecnológico é um grande diferencial para todos os perfis de startups, por conta da rede de parceiros, de mentores e de investidores, além das universidades aqui instaladas”, analisa Barros.

Fique ligado

Inscrições abertas para o processo seletivo de novas startups: de 2 de março a 11 de maio de 2020. Áreas preferenciais de atuação do projeto ou startup: aeroespacial, agrotecnologia, automotiva, eletrônica, energia, fintech, indústria 4.0, internet das coisas, meio ambiente, saúde, smart cities e tecnologia da informação. Informações sobre todas as fases do processo seletivo e link para inscrição: clique aqui.

Sobre o Nexus

O Nexus - Hub de Inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos é um ambiente para conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino, com programas de aceleração e incubação que acompanham startups desde a fase de ideação até escala, e programas que estimulam inovação aberta em empresas consolidadas e conexão entre o ecossistema. O programa recebe novas startups por meio de processos seletivos que ocorrem duas vezes por ano.

Atendimento à imprensa:

Alex Souza | [email protected] | (12) 9 9742-1824 Julliane Silveira | [email protected] | (12) 9 8181-7260