05/06/12 14h25

Parque Tecnológico recebe mais R$ 15 mi

Cruzeiro do Sul

Empreendimento é inaugurado com presença de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico

Com o anúncio de mais R$ 15 milhões em investimentos em obras de infraestrutura, que serão liberados pelo Governo Estadual por intermédio da Agência de Fomento Paulista, e citações sobre os inúmeros benefícios trazidos para o desenvolvimento econômico do município, foi inaugurado oficialmente ontem, o Parque Tecnológico de Sorocaba. O empreendimento, construído em uma área de 1,8 milhões de metros quadrados e que já recebeu a injeção de R$ 50 milhões de recursos públicos (estaduais e municipais), abrigará atividades nos setores eletro-metal-mecância, indústria automotiva, energias alternativas, farmácia e tecnologia da informação e comunicação. O Parque Tecnológico de Sorocaba ainda espera receber investimentos de laboratórios privados e públicos, universidades, centros de pesquisa, associações de classe e órgãos certificadores, que futuramente poderão se instalar no local ou formalizar parcerias, visando o desenvolvimento de novas tecnologias.

Um diferencial do Parque Tecnológico de Sorocaba é que ele será o segundo no Estado a receber credenciamento definitivo junto ao Governo de São Paulo. Dos quatro parques tecnológicos em funcionamento atualmente no estado, apenas o de São José dos Campos possui o documento, que garante às organizações inseridas no empreendimento benefícios como incentivos fiscais.

Na abertura do evento, o prefeito Vitor Lippi lembrou as etapas de implantação do projeto e salientou a importância do novo centro de pesquisa: "Já temos confirmado a parceria de dez universidades, que certamente, contribuirão para transformar conhecimento em riqueza para Sorocaba e região." O prefeito lembrou ainda que o parque será o "poupatempo" da inovação tecnológica. "O empreendimento foi concebido para ser um prestador de serviços de empresas de todos os portes, inclusive as micros e pequenas, oferecendo a solidez do poder público com a agilidade da iniciativa privada. O Parque Tecnológico de Sorocaba será um vetor de desenvolvimento regional", resumiu o prefeito.

Os R$ 15 milhões de recursos Estaduais anunciados na noite de ontem, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, será aplicados em obras de saneamento básico e pavimentação da região do Parque Tecnológico.

Conintec

A inauguração do Parque também será marcada pela primeira Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos (Conintec) do Brasil. O evento foi aberto ontem e prossegue até amanhã e conta com empresas como a IBM, Fit/Flextronics, Metso e ZF. De acordo com o coordenador geral do evento, Wanderley Dib, a Conintec será uma oportunidade para reunir instituições brasileiras e estrangeiras para debater as melhores práticas. "Este é um projeto ousado. Queremos promover um evento com conteúdo de qualidade para marcar esta inauguração. Criaremos um ambiente propício para que interesses em comum dessas organizações fiquem em evidência, iniciando assim um processo de cooperação e intercâmbio de conhecimento", declarou.

Durante os dois dias do evento serão abordados temas como inovação em serviços, desenvolvimento regional, práticas sustentáveis e linhas de financiamento. Entre os palestrantes, estará o vice-presidente da IBM, Guruduth Banavar, principal mentor da campanha Smarter Cities - iniciativa que desenvolve soluções para gestão e planejamento urbano baseado na coleta e análise de dados em tempo real, utilizando tecnologia de ponta.

Empresas internacionais

Um total de 28 instituições, entre empresas, centros de pesquisa e universidades, já confirmaram interesse em instalar laboratórios no Parque Tecnológico de Sorocaba. A finlandesa Metso, a alemã ZF e o Instituto de Tecnologia, organização de P,D&I, ligado à Flextronics, fazem parte da lista. Todas as organizações avaliam parcerias com universidades locais e implantação de centros colaborativos no Parque.