24/11/15 12h48

Parque Tecnológico e Unesp chamam empresas dispostas a inovar projetos

Cruzeiro do Sul - Sorocaba

Superar a crise econômica e um dos principais obstáculos para a competitividade da indústria brasileira, que é a escassez de tecnologia e inovação, é a proposta da parceria entre o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). As instituições lançaram ontem um edital de chamamento para que qualquer empresa encaminhe proposta de desenvolvimento ou aprimoramento de produtos ou processos. As inscrições se estendem até 31 de janeiro.

A chamada do PTS e da Unesp pretende melhorar o fluxo de troca de conhecimento entre a iniciativa privada e a universidade. De acordo com o professor Alexandre da Silva Simões, pesquisador do Grupo de Automação e Sistemas Integráveis da Unesp, o edital buscar inverter a lógica de a universidade fazer a pesquisa, que somente depois seria acessada pela empresa. Com o chamamento, é a empresa que poderá levar a demanda para a universidade.

O momento de crise econômica, para o pesquisador, é também de possibilidade para que ocorra um impulso no desenvolvimento econômico. "É possível dizer que a crise é uma oportunidade disfarçada", afirma Simões. Segundo ele, não é apenas a recessão o que dificulta a vida do empresário brasileiro, mas também a falta de competitividade dos produtos. Investindo em inovação e desenvolvimento, esse é um problema que poderá ser contornado.

No processo de seleção lançado pelas instituições, podem participar empresas interessadas em focar no desenvolvimento ou aprimoramento de produtos e processos em áreas do conhecimento como automação, controle, robótica, inteligência artificial, eletrônica, energia, visão computacional, software, mecânica e fluidos. Podem encaminhar propostas empresas de pequeno, médio e grande porte com mais de um ano de atuação no mercado.

 

Assessoria

As empresas selecionadas no edital de chamamento terão toda a consultoria e assessoria gratuitas até haja a definição sobre se o projeto será tocado ou não, afirma o diretor Ciência & Tecnologia da Inova Sorocaba Agência de Inovação, Rodrigo Mendes.

Durante o processo, as empresas poderão ter à disposição elementos que, geralmente, são obstáculos ao desenvolvimento. Conforme o pesquisador Alexandre da Silva Simões, a baixa competitividade das empresas é fruto da falta de instalações, profissionais com expertise necessária à inovação, tecnologia de ponta e assessoria para a captação de recursos. Tudo isso será disponibilizado às empresas participantes do edital.

Existe ainda a garantia, afirma Simões, do sigilo sobre os processos e produtos trabalhados pelas empresas. Nesta questão, além disso, a empresa terá assessoria jurídica para a obtenção de patentes, se este for o caso. Outra ponto do edital é o auxílio para a captação de recursos, que será dada pela agência Inova e o Parque Tecnológico.

 

Modelo

A iniciativa da PTS e da Unesp busca levar mais rapidez ao processo de inovação nas empresas de Sorocaba e de cidades da Região Metropolitana. Segundo Mendes, a empresa que busca o PTS hoje em dia tem todas essas possibilidades de auxilio na busca pela inovação, mas é um processo mais lento. O caso de sucesso entre uma empresa fabricante de equipamentos médicos foi utilizado como modelo para a elaboração do edital. A empresa buscou o PTS e a Inova para apresentar uma demanda de robótica, que aprimoraria a produção de equipamentos, ganhando mais competitividade. Essa iniciativa está em desenvolvimento no laboratório da Unesp dentro do PTS. O edital de chamamento está no site da Agência de Inovação Inova Sorocaba, no endereço inovasorocaba.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected].