09/09/15 14h03

Parque Tecnológico é o tema central da 8ª Semana de Tecnologia da Informação

Univem recebe dois palestrantes para falar sobre experiências de parques já consolidados. Seminário vai prosseguir até sexta-feira no Univem

Diário de Marília

Na fase de consolidação do projeto de instalação do Parque Tecnológico de Marília, ouvir o relato de experiências de profissionais que atuaram na implantação de outros parques do estado de São Paulo se transforma em uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos e tirar dúvidas. E o que afirma o prof Dr. Elvis Fusco coordenador do curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Unh em, que promoveaté dia 11 deste mês a 8a Semana de Tecnologia da Informação.

"O objetivo do seminário é disseminar o conceito de Parque Tecnológico na cidade, que ainda é pouco debatido e conhecido", disse Fusco.

A palestra de abertura ocorreu ontem, às 20h, com Horácio Forjaz, ex-diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos. A segunda palestra foi de Johnny Rizzieri Olivieri, diretor de operações do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, que está em fase de instalação.

Seguindo a vocação da cidade o Parque Tecnológico de Marília terá como foco o desenvolvimento e a inovação na indústria de alimentação e no setor da tecnologia como instrumento auxiliar dos sistemas produtivos já instalados e de outras empresas que venham a se instalar na cidade.

Como fator positivo o professor Elvis Fusco, que também é o presidente da Asserti Associação d e Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação, destaca que Marília já conta com o Centro Incubador de Empresas instalado desde 2000, parceria do Univem. com o Sebrae c com a Prefeitura Municipal de Marília e o Centro de Inovação, complexo que reúne empresas do setor de tecnologia e laboratórios de ponta destinados à pesquisa e a inovação.

A ação mais recente rumo ao futuro Parque Tecnológico de Marília foi o credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica de Marília, ocorrido no mês de agosto deste ano com a visita do Dr. Mareio França, Vice Govenador do estado de São Paulo e Secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. No encontro participaram o prefeito Vinícius Camarinha, Cássio Pinto, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, o Dr. Luiz Carios de Macedo Soares, reitor do Univem, o professor Fábio Dascêncio, representando o Núcleo de Apoio à Pesquisa c Extensão do Univem, e Elvis Fusco, presidente da Asserti.

De acordo com Cássio Pinto, a vinda dos palestrantes será esclarecedora para a implantação do parque.

"Os dois palestrantes têm experiência na fonnação e fonnatação do parque onde estiveram envolvidos. O evento vai possibilitar o questionamento sobre alguns pontos que ainda geram dúvidas", informou o secretário do Desenvolvimento Econômico.

Para o evento desta terça-feira foram convidados todos os parceiros envolvidos na instalação do Parque Tecnológico da cidade e está programada para logo após as palestras uma mesa de discussões e debates, sendo esta uma excelente oportunidade para maiores informações sobre o tema.