11/02/15 12h37

Parque Tecnológico e Inova atuam para confirmar Sorocaba como cidade da inovação

Sorocaba Fácil

O conselho de administração da Agência de Inovação de Sorocaba (Inova) aprovou por unanimidade, na manhã desta segunda-feira (9), a indicação do engenheiro mecânico Pedro Ângelo Vial como novo presidente da entidade, que tem por objetivo articular parcerias e projetos de inovação para o Parque Tecnológico de Sorocaba.

Diante do cenário econômico de crise vivenciado pelo país, os responsáveis pela gestão dos órgãos colocam como principal desafio fortalecer a integração entre os setores público, produtivo e acadêmico, confirmando a vocação de Sorocaba como cidade tecnológica.

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio indicou Vial para a presidência da Inova na última sexta-feira (6), mesma ocasião em que nomeou o professor universitário Flaviano Agostinho de Lima como presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba (EMPTS). A escolha foi aprovada por unanimidade pelo conselho, formado por representantes de empresas, universidades e entidades representativas.

O Parque Tecnológico abriga atualmente laboratórios de 33 empresas e seis universidades, que desenvolvem projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Biomedicina, Metal-Mecânica e Automotiva.

“Sorocaba está saindo na frente do Brasil inteiro com esta integração entre os meios produtivo e acadêmico. Neste momento em que o país enfrenta crise, com dificuldades econômicas e demissões, esta sintonia coloca este conceito de Sorocaba Tecnológica: atrair empresas de tecnologia e o Parque Tecnológico como uma grande alavanca deste trabalho”, destaca o presidente do conselho da Inova, Erly de Syllos.

O novo presidente da Inova, Pedro Vial, ressalta o trabalho já desenvolvido pelo conselho da entidade e pela EMPTS como fundamental para a continuidade e avanço dos projetos. “A Inova conta com um conselho dos mais atuantes e que conhece profundamente o assunto, formando uma grande base de apoio nesta nova atividade. O trabalho conjunto com o Parque Tecnológico é complementar, o que vai resultar em benefícios para toda a população”, acredita.

Já o presidente da EMPTS, Flaviano Lima, enfatiza a atuação dos dois órgãos como fundamental no desenvolvimento de projetos a partir da sintonia entre empresas e universidades. “Estamos unindo todos os esforços para que o Parque Tecnológico de Sorocaba continue crescendo e se desenvolvendo, se confirmando como referência em todo Brasil e no exterior na produção tecnológica e na inovação”, finaliza.