17/10/11 14h45

Parque Tecnológico deve ser inaugurado em maio de 2012

Cruzeiro do Sul

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), investimento total de R$ 50 milhões, será inaugurado em maio do ano que vem. Vinte e cinco instituições, entre empresas, universidades e institutos já apresentaram cartas de intenção de instalação e devem firmar contrato com a Prefeitura de Sorocaba. A novidade foi a divulgação do nome de quatro empresas: Flextronics, Wobben, Splice e Parque Eólico de Santa Catarina. As informações foram prestadas na manhã de ontem, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Tanigawa, durante as audiências públicas para discutir o orçamento de 2012, realizadas na Câmara de Vereadores de Sorocaba. Outra novidade é que o projeto de lei para criar a empresa pública, que irá administrar o PTS, está em fase de elaboração e deve ser encaminhado para apreciação dos vereadores ainda neste ano. Não se tem ainda o número de pessoas que irão atuar dentro do parque.

As obras do Parque Tecnológico de Sorocaba atualmente se encontram na fase da construção de seu núcleo central com aproximadamente 11 mil metros quadrados, com dois pavimentos e estrutura pré-moldada, projetada em formato circular. O Núcleo Central abrigará, além da gestão do parque tecnológico, a incubadora de empresas de base tecnológica e setores estruturais, como por exemplo, para o registro de patentes e suporte jurídico. "O total do núcleo é de 18 mil m2 e hoje está sendo construído 11 mil m2 da primeira fase", destacou.

O investimento começou no ano de 2009, com R$ 12 milhões, na aquisição da área de aproximadamente 2 milhões de m2. Em 2010, o início das obras, com serviços de terraplanagem. Já neste ano, teve início a construção física do núcleo. Para 2012, ainda estão previstos mais R$ 17,129 milhões para a finalização da obra, R$ 11,129 milhões já previsto no orçamento próprio e outros R$ 6 milhões de repasses vindos do Governo do Estado de São Paulo. "Estamos definindo até que ponto faremos a parte de pavimentação, já que o parque é muito grande e não adianta fazer tudo e deixar sem utilização. De inicial, vendo toda esta parte, a despesa total para começar a funcionar é um investimento de R$ 50 milhões", previu. Ressalta-se que deste montante, R$ 12 milhões são de verbas estaduais.

Já confirmadas

No campo das empresas, apresentaram carta de intenção, as seguintes empresas: Flextronics, Wobben, Splice e Parque Eólico de Santa Catarina. Já de universidades estão previstas a Ufscar, Unesp, Fatec, Uniso, PUC e Facens, todas com câmpus em Sorocaba.

Nas instituições estão firmados acordos com o Cesar, ligado ao Porto Digital de Recife e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Além disso, também tem o protocolo de intenções como a Fundação Ricardo Franco, pertencente ao Instituto Militar de Engenharia. Na unidade de Sorocaba funcionará um projeto de laboratórios de tecnologia automativas para fazer a certificação de segurança veicular - atividade inédita na América Latina.

Empresa pública

O secretário Mario Tanigawa disse que a formatação da empresa pública começou a ser elaborada, nos moldes de um estatuto social, de um documento principal para constituição da empresa pública. Segundo ele, a conclusão deve ser finalizada até o final deste ano e enviada à Câmara de Vereadores de Sorocaba.

Tanigawa informou que embora não tenha o total de pessoas que vão trabalhar na empresa, este número inicialmente deve ser pequeno, devido à demanda. "A estrutura principal, o mínimo necessário será constituído de início", frisou. Ele informou ainda que já foi aprovado no Legislativo uma lei de inovação que cobre tudo que será desenvolvido no município em termos de inovação, desenvolvimento e tecnologia.

Rodoferroviário

Outro assunto detalhado por Tanigawa foi referente ao estudo de construção de um terminal rodoferroviário para escoar a produção de Sorocaba até São Paulo. Ele informou que o Plano Diretor do município, revisado em 2007, estabeleceu que Sorocaba teria que construir um porto seco para armazenagem e um posto alfandegário para escoar a produção gerada pelo parque industrial norte, localizado entre os quilômetros 84 a 95 da rodovia Castello Branco. Entretanto, o Estado também apresentou um estudo, após essa data, para implantação de projeto de trem rápido de passageiros, que também prevê o transporte de carga no período da noite, entre Sorocaba e São Paulo. "Quando se pensou em terminal rodoferroviário, este terminal obrigatoriamente teria que ter um porto seco. Se ele não fosse perto do que existe, teria que construir outro. Agora, com esta nova situação, tudo pode mudar. Precisa definir, realmente, o que vai ter neste terminal. Ou se é só passageiro ou carga rápida ou vai ter de carga pesada. Se tiver de carga pesada, o terminal rodoferroviário que nos pensamos antes pode estar incluído neste projeto do Estado."