29/07/13 15h29

Parque tecnológico depende de projeto executivo para sair do papel

O Diário de Barretos

O parque tecnológico de Barretos depende de um projeto executivo para sair do papel. Segundo o prefeito Guilherme Ávila é um projeto complexo que demorou um tempo para ser maturado. Já está publicado edital de  licitação para contratação deste projeto para construção da unidade administrativa. "São poucas empresas no país que fazem esse projeto como USP e UFSCAR que são universidades extremamente conceituadas", disse.

O prefeito espera que em breve possa ser lançada a licitação para construção de toda estrutura com as primeiras unidades de laboratórios e também indicação da empresa gestora. A intenção é de que a princípio três laboratórios estejam aptos para uso de pesquisadores.

O investimento do Estado na implantação do parque tecnológico de Barretos será de R$ 6.142.362,77, conforme o convênio assinado no Palácio dos Bandeirantes pelo governador Geraldo Alckmin e o prefeito Emanoel Carvalho. O repasse será para a construção de três edificações que vão abrigar o centro tecnológico, o centro de água e o núcleo de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O parque tecnológico será implantado em área de 1 milhão de m², na via Pedro Vicentini. O Agrotechpark  como tem sido chamado, será voltado para a área de alimentos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento científico e tecnológico da cidade, gerando crescimento econômico e social para toda região e será o primeiro do Estado com foco no agronegócio. A iniciativa leva em conta a natural vocação do município: Barretos é o centro da maior região agrícola de São Paulo e responde por 25% da produção agropecuária do Estado.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Samir Karnib disse que até o dia 8 agosto devem aparecer as empresas candidatas para elaborar o plano executivo e após a abertura do edital é estipulado prazo de 90 dias para apresentação  do projeto. "Assim que for aprovado abriremos a licitação para construção e o recurso já está disponível", explicou. A prefeitura rediscutiu prazo com o governo estadual e solicitou 20 meses para entregar a obra.