25/03/13 14h35

Parque Tecnológico debate regras para setor automotivo no futuro

Sorocaba Fácil

O impacto do acordo automotivo (Inovar Auto) e a expansão dos investimentos das empresas japonesas no exterior. Esses foram os temas dominantes do 1º Encontro Tecnológico do Setor Automotivo (Encotec), realizado na tarde desta sexta-feira (22), no Parque Tecnológico de Sorocaba.

Na abertura, a vice-prefeita Edith Di Giorgi deu as boas-vindas aos mais de 200 participantes, de Sorocaba e região. Ela destacou o fato de o Parque Tecnológico sediar evento tão importante quanto este, que debate as regras do setor automotivo para o futuro.

O presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico, Vitor Lippi, saudou o público presente e fez uma breve apresentação do Parque Tecnológico e a importância dele para o desenvolvimento regional. "Este é o endereço do futuro de Sorocaba, da região Sudoeste. Aqui o conhecimento será transformado em riqueza, em benefícios para a população", destacou ele.

O primeiro a falar foi o Ugo Ibusuki, consultor da Associação Overseas Technical Scholarship (AOTS) e Gerente Sênior da Mercedes-Benz. Ele abordou o crescimento da indústria automobilistica brasileira e as novas regras do Inovar Auto, que prevê inclusive, incentivos para as montadoras que investirem em pesquisa e desenvolvimento. "O Brasil teve um crescimento espantoso nos últimos anos no mercado automotivo, é o 4o. maior do mundo e caminha para ultrapassar o Japão", destacou ele.

Já Hideo Kobayashi, presidente da Research Institute of Auto Parts Industries da Waseda University, de Tóquio, falou sobre a expansão dos investimentos das empresas japonesas no exterior, inclusive o Brasil. Ele fez questão de citar a grande diferença que percebeu ao voltar ao Brasil. A primeira vez, em 1985, disse que não entendia a economia brasileira, com inflação alta e moeda instável. "Hoje o Brasil é outro, uma economia em crescimento, sem inflação e muito atraente para investidores. É o quarto maior mercado automotivo do mundo, ficando atras apenas de China, EUA e Japão", disse.

Kobayahi disse que durante esta semana visitou algumas empresas japonesas instaladas no Brasil, inclusive a Toyota e elogiou a alta tecnologia que elas empregam fora do Japão. Lembrou que a partir de 2008, devido à crise que afetou o Japão é que as empresas começaram a investir em outros países, principalmente da Ásia.

Destacou também que um dos fatores que ajudaram a transformar a economia japonesa, a partir do início da década de 50, foi a tecnologia. "Os parques tecnológicos é que transformaram a economia do Japão. E fico feliz de ver que Sorocaba também está investindo em seu parque, reunindo as universidades para pesquisar, desenvolver novos produtos", disse.

O público foi de representantes de empresas ligadas ao setor automotivo, instituições de ensino superior, empreendedores e também do setor público.