04/10/21 11h46

‘Parque Tecnológico de São José é muito sólido’, diz Patrícia Ellen em webinário

Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo abre série de debates virtuais sobre o ‘Vale do Silício Brasileiro’

O Vale

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Patrícia Ellen, abriu na segunda-feira (27), às 18h30, o webinário ‘Vale do Silício Brasileiro’, terceira edição do projeto ‘O Brasil do futuro’, que nasceu para produzir reportagens especiais e aprofundar temas relevantes. 

O projeto é uma realização de OVALE com apoio do Parque Tecnológico São José dos Campos e do Instituto Alpha Lumen. 

Na conversa, ela ressaltou que a pandemia antecipou o futuro que já estava previsto, o famoso modelo híbrido de trabalho no estado. 

“Nós somos uma das populações mais tecnológicas do mundo”, disse. 

Ellen lembrou que o Vale do Paraíba é base do primeiro Parque Tecnológico do estado de São Paulo e tem vocação para o setor de tecnologia e da inovação. 

STARTUPS 

A secretária disse acreditar que a região tem potencial de criar startups de referência mundial, movimento que já começou com empresas inovadores que surgiram no Vale e estão ganhando reconhecimento dentro e fora do país. 

Depois, Patrícia Ellen ressaltou que o Vale tem atuação nos 12 polos de desenvolvimento criados pelo governo estadual, sendo que em “dez com mais força e vejo claramente essa diversificação do Vale de forma muita saudável”. 

Em seguida, a secretária de desenvolvimento econômico falou sobre a estabilidade do Parque Tecnológico São José dos Campos. 

“O Parque Tecnológico é muito inovador. Tem coisas que não dá para falar, tem que ver. Vejo um diferencial que é a parceria com a prefeitura e com o governo do estado. Para ter estabilidade, vida longa, é preciso ter capacidade de oxigenação”, afirmou. 

“É importante ter universidades residentes, empresas residentes e também uma infraestrutura boa para que essa vida no Parque seja perene. É um parque muito sólido e hoje conta com mais de 300 empresas, trazendo mais investimentos em tecnologia para a região, o estado e o Brasil”, disse Patrícia Ellen. 

BOLSONARO 

Perguntada sobre a falta de investimento federal em ciência e tecnologia, Patrícia Ellen disse que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reduzir em dois terços os investimentos nessas áreas, enquanto que o estado de São Paulo aumentou em 36%. 

Ele vê risco para mais de uma geração do descompromisso do governo federal com a inovação. 

“O preço será alto pela falta de investimento do governo federal em ciência em tecnologia, gerando mais desigualdade entre as regiões.” 

PANDEMIA 

Sobre a pandemia, Ellen disse que vai deixar um aprendizado de que o modelo de trabalho mudou. Para ela, não vai voltar como era antes e não vai ser como foi na pandemia, e essa mudança pode beneficiar a região. 

“As pessoas estão valorizando a qualidade de vida e esse potencial de alavancar os municípios de médio e pequeno porte, que tem na região, aproveitando essa modalidade de modelos híbridos, é uma grande oportunidade para o Vale.” 

E completou: “É uma tendência global também. Vemos os hubs de inovação que se consolidam no mundo. Todos eles têm essa preocupação com a qualidade de vida, de planejamento urbano e de criar um modelo de desenvolvimento econômico tecnológico e inovador e que seja também sustentável”. 

fonte: https://www.ovale.com.br/nossaregiao/parque-tecnologico-de-s-o-jose-e-muito-solido-diz-patricia-ellen-em-webinario-1.190954