25/04/12 13h16

Parque Tecnológico de S.André será credenciado até julho

Repórter Diário

O Parque Tecnológico de Santo André deverá ser credenciado ao SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos) até meados de julho. Para alcançar tal feito – conseguido atualmente apenas por São José dos Campos – é necessário finalizar todo o projeto urbanístico e criar uma empresa pública.

De acordo com o coordenador do Programa Parque Tecnológico do município, o engenheiro Charles Couto de Camargo Jr., o projeto urbanístico nas duas áreas destinadas ao parque – uma no Parque Andreense e outra na avenida dos Estados, próximo ao viaduto Cassaquera e ao Makro, ficará pronto dentro de dois meses. “Estamos concluindo o rastreamento da cobertura vegetal e a análise do terreno para finalizar o projeto arquitetônico e urbanístico”, detalha o arquiteto Pedro Taddei, um dos responsáveis pelo projeto dos espaços.

“Além disso, temos um caminho a ser seguido junto ao Legislativo, que é a aprovação da criação de uma empresa pública e de leis de incentivo. Estamos conversando com os vereadores para isso. Quando tivermos tudo isso pronto é que entraremos com o pedido de credenciamento definitivo, o que esperamos que aconteça até julho”, explica Camargo Jr.

Somente após o credenciamento serão abertas licitações para dar início à construção destes espaços. Deste modo, ainda é cedo dar prazos quanto ao início dos trabalhos no Parque Tecnológico de Santo André. “Temos conversas sobre aportes do Governo do Estado e do Governo Federal, mas ainda não sabemos qual deverá este montante. Com o credenciamento começam a chegar os projetos e, a partir daí, os investimentos. A maturação de um Parque Tecnológica é de 10 a 15 anos, então preferimos não dar prazos”, diz.

Algumas empresas já demonstraram interesse em integrar o Parque Tecnológico de Santo André como a Tim, a Braskem, a Pirelli e o Rhodia. “Queremos ter empresas âncoras, mas é importante dizer que o foco é a pequena e a média empresa, uma vez que as grandes já possuem laboratórios de desenvolvimentos”, ressalta Camargo.

Vocação
Um estudo foi elaborado para apontar as vocações e as demandas da região tanto quanto às possibilidades de investimento quanto às chances de exportação. Entre as áreas estão engenharia, economia criativa, física, química, borracha, plástico, esporte de alto rendimento, nanotecnologia, tecnologia assistiva, mecânica quântica, design e metal mecânica. “Temos de pensar em áreas diferentes para não ficarmos iguais a todos os outros. Queremos ter novas ideias para atrair novos investimentos. Um exemplo é o esporte de alto rendimento”, ressalta Camargo.

Panorama
Dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia apontam para a existência de 30 iniciativas de criação de Parques Tecnológicos em andamento no Estado de São Paulo. Deste total, apenas a de São José dos Campos está efetivamente credenciada. Outras 18 possuem apenas o pré-credenciamento (como é o caso de Santo André) e 11 estão em discussão (caso do Parque Tecnológico Regional, encabeçado pelo Consórcio Intermunicipal do ABC).

“Em todo o mundo existem cerca de 1,5 mil Parques Tecnológicos, que concentram 200 mil empresas. Em todo o Brasil existem 42 Parques, que geram uma receita de R$ 3,5 bilhões por ano e criam cerca de 35 mil empregos diretos de mão de obra qualificada”, completa a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Estado, Désireé Moraes Zouain.

Parque Tecnológico
Parque Tecnológico é o nome dado a um ambiente industrial que concentra recursos humanos e laboratórios que têm como objetivo criar novos processos, produtos e serviços. Apesar de estar localizado em Santo André, o Parque Tecnológico andreense poderá receber indústrias, empresas e universidades de outros municípios.

Nesta terça-feira (24) foi realizado o primeiro Workshop sobre o Parque para explicar a empresários e representantes de instituições de ensino o que é e como funcionará o programa.