09/03/23 11h53

Empresas do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto faturam R$ 49 mi em 2022

Tribuna de Ribeirão Preto

O Supera Parque Tecnológico de Ribeirão Preto empregou quase 600 pessoas nos mais di­versos setores e segmentos ao longo do ano de 2022. Consi­derando-se apenas as empresas ali instaladas, foram 534 postos de trabalho, ocupados em sua grande maioria por mão de obra qualificada (graduados, mestres e doutores).

Os demais postos de traba­lho se distribuem entre a Fun­dação Instituto Pólo Avançado da Saúde (Fipase), entidade gestora do parque tecnológico que é ligada à prefeitura de Ri­beirão Preto, e os serviços ter­ceirizados de manutenção do complexo, como segurança, ze­ladoria, limpeza, entre outros.

Esses dados fazem parte do relatório de atividades que é publicado anualmente, desde 2007, e visa dar transparência às ações desenvolvidas no âmbito do Parque Tecnológico. “Nosso intuito é apresentar o que desen­volvemos e como essas ativida­des geram impacto e valor para a sociedade”, diz Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.

“Temos fortalecido cada vez mais o ecossistema de negócios, empreendedorismo e inovação de Ribeirão Preto e região. Além disso, o relatório é uma importante ferramenta que auxilia o processo de pres­tação de contas”, explica.

O relatório traz um de­talhamento das atividades realizadas pelo complexo tec­nológico entre o período que compreende os meses de janei­ro a dezembro de 2022, além de apresentar o planejamento para 2023. As 80 empresas do Parque de Inovação e Tecnolo­gia geraram, juntas, quase R$ 49 milhões de faturamento.

Elas receberam mais de R$ 14 milhões em investimentos privados (vindos de investi­dores anjo e fundos de venture capital) e geraram quase R$ 8 milhões em impostos, de acor­do com informações do relató­rio de atividades. Outro dado relevante é que a saúde conti­nua como a principal vocação do Supera Parque.

Diz que 68% das empre­sas do complexo atuam neste setor econômico. Em segui­da, aparece como setor mais relevante o de agro, com 19% das empresas, seguido pelo de tecnologia da informação e comunicação em segmentos como educação e-commerce.

Outros dados que cha­mam atenção são aqueles re­lativos ao apoio concedido às empresas. Foram mais de 500 atendimentos do seu Núcleo de Inovação Tecnológico, que resultaram em doze depósitos de patentes e 60 marcas regis­tradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Para 2023, o complexo tecnológico pretende ampliar as ações de apoio às empresas além de incrementar sua in­fraestrutura. O orçamento estimado é de R$ 23,82 milhões, um acréscimo de mais de 80% ante 2022, devido sobretudo aos investimentos.

Dentre esses investimentos, está a conclusão das obras do Container Park, a implantação de pavimentação em ruas do loteamento e, sobretudo, o início das obras do Health to Business Center, conforme projeto apro­vado junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Supera Parque

O Supera Parque de Inova­ção e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde (Fipase), é resultado de uma parceria entre a Univer­sidade de São Paulo (USP), prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimen­to do Estado de São Paulo.

Instalado no campus da USP local, abriga a Supera In­cubadora de Empresas, o Su­pera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produ­tivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Cen­tro de Negócios. Ao todo, são 80 empresas instaladas no par­que, 57 na Supera Incubadora.

Há ainda 22 empreendimentos no Centro de Negócios e uma empresa instalada no loteamento. O Parque Tecno­lógico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a im­plantação do Container Park, um novo complexo empresa­rial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.

Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/supera-fatura-r-49-mi-em-2022/