Parque Industrial da Foxconn no Brasil será no Estado de São Paulo
Com investimento de R$ 1 bilhão, empresa espera gerar cerca de 10 mil empregos diretos na região de Itu
A taiwanesa Foxconn, maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo, anunciou nesta quinta-feira, 20 de setembro, que sua nova fábrica no Brasil será construída na cidade de Itu, em São Paulo, localizada a 103 km da capital paulista.
O anúncio, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes durante a assinatura do protocolo de intenções entre o presidente da Foxconn no Brasil, Henry Cheng, e o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, responsável pela agência de atração de investimentos para o Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. No evento, o prefeito de Itu, Herculano Passos Junior, também assinou um memorando com a fabricante asiática.
“Estar em São Paulo é estar na frente na área da pesquisa e do desenvolvimento. 1,5% do PIB do Estado é investido nesse setor, mais que muitos países”, disse Alckmin.
A empresa, que conta com a assessoria da Investe SP desde fevereiro de 2010, adquiriu um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados às margens da SP-75, conhecida como Rodovia do Açúcar. “A criação desse parque industrial da Foxconn em Itu consolidará o Estado de São Paulo como um dos maiores polos de tecnologia do mundo”, afirmou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.
Com investimento de R$ 1 bilhão, a expectativa é de que os novos negócios da Foxconn na região gerem cerca de 10 mil empregos diretos. A fábrica deve começar a operar no primeiro semestre de 2014.
“A Investe SP e seu time deram uma grande ajuda à Foxconn nos últimos três anos. Quanto o presidente da agência foi a Taiwan, lembro-me de uma videoconferência em que ele me disse que o que estávamos planejando não era apenas uma fábrica, mas toda uma cadeia industrial” ressaltou Cheng. A empresa informou que vai anunciar mais detalhes sobre o investimento no lançamento da pedra fundamental em Itu.
A produção nas demais fábricas da Foxconn no Brasil não será alterada com a nova planta em Itu. O objetivo da empresa é substituir a importação de peças pela produção nacional, trazendo novas tecnologias para a fabricação de computadores e componentes eletrônicos.
Essa será a sexta fábrica da empresa no Estado de São Paulo e a nona no Brasil. O processo de escolha do local da nova fábrica durou mais de dois anos. Foram visitados diversos municípios paulistas, além de cidades em outros Estados.
A escolha por São Paulo
São Paulo foi o escolhido para receber a nova fábrica da Foxconn devido à proximidade dos fornecedores e do mercado consumidor. A localização de Itu, próxima às unidades da empresa em Sorocaba, Jundiaí e Indaiatuba, e a mão-de-obra qualificada da região também foram fatores determinantes para a decisão da empresa.
“Hoje é um dia histórico para Itu. A Foxconn vai mudar a vida e o rumo de toda a região”, destacou o prefeito de Itu, Herculano Passos Jr. A cidade, que tem o projeto de construir um Centro Tecnológico, possui quatro instituições de ensino superior, uma Fatec e uma Etec, além de cursos do Sesi, Senai e Senac. O município conta com boas rodovias, que facilitam a logística e o escoamento da produção, e está a apenas 20 quilômetros do aeroporto de Viracopos, em Campinas.
A empresa contratará funcionários nas áreas de tecnologia da informação, informática, engenharia, além do setor administrativo. “Um investimento desse porte reforça a vocação do Estado como o principal polo de tecnologia do País, além de estimular o desenvolvimento da região, criando novas oportunidades e incentivando a geração de emprego e renda para a população”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli.
Em outubro de 2011 o presidente da Foxconn, Terry Gou, visitou o governador Geraldo Alckmin e explicou os planos da empresa para o Brasil. Na ocasião, Alckmin reiterou o desejo de contar com a empresa em solo paulista e colocou a Investe SP à disposição do investidor.
Em novembro do ano passado, o presidente da Investe SP e o diretor de Investimentos e Negócios da agência, Hans Schaeffer, visitaram a fábrica da Foxconn, na China, onde conheceram mais detalhadamente o projeto da empresa e apresentaram o potencial do Estado de São Paulo para mais de 10 mil funcionários.
“Hoje, com o anúncio da Foxconn, sinto-me um pouquinho mais chinês. E o presidente da Foxconn também pode se sentir um cidadão paulista”, finalizou Almeida.
Sobre a Foxconn
A Foxconn, multinacional de origem taiwanesa com quase 40 anos de mercado, é atualmente a maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo. Faz parte do grupo Hon Hai, que inclui também a Chimei Innolux, fabricante de telas LCD e LCM, Foxconn Technology, relacionada a metais e módulos térmicos, a FIH, que fabrica módulos wireless, a Cybertan, que trabalha com redes de transmissão móveis e a Pan-Internacional, que fabrica peças periféricas de computador.
A presença da Foxconn estende-se por 14 países, entre eles Brasil, Estados Unidos e República Tcheca, além de China e Taiwan. No Brasil desde 2005, é uma das maiores empregadoras de Jundiaí e região, com cerca de 6 mil funcionários trabalhando nas duas unidades localizadas na cidade paulista. Além de Jundiaí, a empresa possui plantas em Alphaville, Indaiatuba, Sorocaba, Santa Rita do Sapucaí (MG) e duas em Manaus (AM).