05/07/12 15h00

Parque Eco-Tecnológico Damha de São Carlos recebe certificação AQUA

Segs

O Parque Eco-Tecnológico Damha de São Carlos (SP) acaba de receber a certificação Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) – Bairro Sustentável – fase programa da operação, conferida pela Fundação Vanzolini. Com isso, o inovador empreendimento da Damha Urbanizadora, gerido pelo Instituto Inova, torna-se o primeiro e único parque tecnológico privado de terceira geração do País, desenvolvido para abrigar a implantação de empresas de base tecnológica, a obter o certificado, que atesta que o empreendimento é sustentável.
 
“Com esta certificação, esperamos oferecer a sustentabilidade de fato a todos que procuram estabelecer sua empresa em um empreendimento diferenciado, confirmando o compromisso da Damha com um desenvolvimento sustentável. O nosso parque tecnológico tem muitos diferenciais, principalmente por incorporar as questões de sustentabilidade às edificações empresariais, de modo a minimizar os impactos e colaborar com a preservação do meio ambiente”, explica José Paranhos, Diretor Superintendente da Damha Urbanizadora.
 
O referencial técnico para bairros e loteamentos do Processo AQUA serviu como critério para certificar, na fase programa da operação, o Parque Eco-Tecnológico. Segundo o professor Manuel Martins, coordenador do Processo AQUA, “a inserção do Parque Eco-Tecnológico junto ao Parque Eco-Esportivo Damha tem tudo para contribuir na formação de um bairro sustentável, inclusive com matas cuja proteção ambiental já está estabelecida. O lugar vai reunir espaços de lazer, conscientização ambiental, esportes e moradia, que se integram a um complexo empresarial e a um centro comercial”.
 
A Certificação AQUA comprova a Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento, expressa em 17 categorias de desempenho, distribuídas em três importantes temas: integração e coerência do bairro; recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária; integração na vida social e fortalecimento das dinâmicas econômicas. Esses desempenhos são obtidos por meio das ações do Sistema de Gestão do Bairro Sustentável (SGB), que tem como objetivo organizar a condução do empreendimento, controlando todos os processos.
 
O empreendimento também é o pioneiro em possuir um sistema de gestão integrado, que alia a norma de gestão ambiental ISO 14001 ao referencial técnico de certificação AQUA. Isso garante a sustentabilidade, tanto na operação do parque como em todas as etapas relacionadas às obras futuras e o entorno.