Parque de ciência e tecnologia lança plataforma que aproxima empresas e startups
LabMatch Corporate, nova iniciativa do Supera Parque, cria oportunidades de inovação para empresas e startups conectarem-se em busca de soluções tecnológicas e gerenciais
Jornal da USPO Supera Parque de Inovação e Tecnologia, instalado no campus da USP de Ribeirão Preto, lançou o LabMatch Corporate, plataforma desenvolvida pela equipe do SuperaLab que promove a conexão entre grandes empresas e o ecossistema de startups e outros parceiros inovadores, facilitando a identificação de soluções para desafios específicos do mercado.
O programa LabMatch Corporate oferece uma estrutura para que empresas submetam desafios gerenciais e tecnológicos. Por meio de uma série de formulários, dados são coletados e organizados permitindo que startups e outras empresas analisem problemas reais, propondo soluções criativas e de alto impacto. Como explica Alex Bertoldi, coordenador do SuperaLab, “o LabMatch foi desenvolvido para transformar a forma como grandes empresas encontram soluções, conectando-as de maneira automatizada e eficaz a startups inovadoras”.
Para Bertoldi, o SuperaLab, por meio do LabMatch Corporate, atua como uma ponte entre os diversos atores do ecossistema de inovação e busca potencializar as soluções que nascem da colaboração. “Mais do que uma plataforma, o LabMatch é uma comunidade de inovação. O programa promove conexões que unem conhecimento, recursos e expertise para enfrentar desafios reais, sejam eles gerenciais ou tecnológicos”, comenta.
No site oficial do projeto, quatro desafios estão abertos para que startups apresentem soluções inovadoras. O primeiro deles é o Programa de Participação Efetiva (PPE), voltado para a melhoria de políticas públicas, conectando cidadãos e municípios para que áreas como saúde e educação atendam às demandas reais da população. Outro desafio é o da Transformação na Experiência do Cidadão com Serviços de Saúde, incentivando a criação de soluções que melhorem a eficiência e acessibilidade desses serviços.
Há também um desafio focado no Desenvolvimento e Atração de Novos Clientes, uma questão-chave para muitas empresas que desejam expandir suas operações de forma sustentável. Por fim, uma demanda por soluções baseadas em inteligência artificial no setor imobiliário, com foco em Aconselhamento Financeiro para Investidores, completa o conjunto de desafios disponíveis, abrindo caminho para propostas tecnológicas que aumentem a rentabilidade dos investimentos.
Metáfora do quebra-cabeça
O LabMatch Corporate tanto facilita o encontro entre desafios e soluções, quanto promove uma visão de integração. A identidade visual do projeto é representada por peças de um quebra-cabeça, uma metáfora para a interconexão dos diferentes atores do ecossistema. Segundo Bertoldi, “cada peça representa uma solução única, um desafio específico ou um parceiro potencial, simbolizando a importância da colaboração entre todos os envolvidos. Juntas, essas peças mostram que, ao unir esforços, construímos um ambiente mais forte e inovador”.
Um dos diferenciais do LabMatch Corporate é a utilização de dados para realizar uma análise profunda das necessidades das empresas. Conforme destaca Bertoldi, o programa vislumbra a utilização futura de inteligência artificial para ampliar a capacidade de análise e conexão. “Com o avanço da IA, teremos a capacidade de identificar padrões e prever tendências, oferecendo soluções cada vez mais alinhadas às demandas do mercado,” explica ele.
A implementação da IA tornará o processo de conexão mais dinâmico e eficiente, permitindo que empresas encontrem, de maneira automatizada, startups que atendam às suas necessidades com precisão. A tecnologia contribuirá para criar um ambiente corporativo proativo, onde as empresas poderão resolver problemas de forma mais ágil e antecipar mudanças de mercado.
Além disso, o conceito de inovação aberta é central para o LabMatch Corporate. Nesse modelo, as empresas não se limitam a soluções internas; ao contrário, buscam parcerias e insights fora do próprio ambiente corporativo, promovendo uma troca de conhecimentos que acelera o desenvolvimento de soluções mais eficazes. “Esse intercâmbio de ideias amplia as possibilidades e cria soluções mais ajustadas a cada desafio,” afirma Bertoldi.
Esse diferencial atrai empresas em busca de inovação, startups e empreendedores que, ao conectarem-se a grandes corporações, ganham espaço para aplicar suas ideias e tecnologias de forma prática e direcionada. No SuperaLab, a inovação aberta é cultivada como um valor essencial, reunindo empresas e empreendedores dispostos a colaborar na criação de soluções inovadoras para o futuro.
Participação e acesso ao programa
Empresas, startups e demais atores do ecossistema de inovação interessados em participar do LabMatch Corporate podem acessar o link https://superaparque.com.br/lab-match-corporate ou o site do Supera Parque e encontrar todas as informações necessárias para se inscreverem no programa. No menu, é possível localizar a aba “Programas” e, em seguida, selecionar o SuperaLab para conhecer os desafios e enviar as propostas.
Com o LabMatch Corporate, o Supera Parque espera continuar fortalecendo o ecossistema de inovação de Ribeirão Preto e do Brasil, criando uma rede dinâmica e colaborativa. Por meio dessa iniciativa, empresas de todos os portes têm a oportunidade de conectar-se com soluções inovadoras e construir um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado.
O Supera Parque possui ao todo 78 empresas instaladas, sendo 49 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 29 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais sete já estão em processo de ocupação, e o recém-inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab Senai. Outras informações sobre o parque estão disponíveis no site http://superaparque.com.br.