Parmalat usa garrafa PET na briga do suco pronto
Valor Econômico - 21/11/2006
Enquanto as principais marcas de sucos prontos, Del Valle e Sucos Mais, estão às voltas com mudanças de controladores, as marcas menores se movimentam para cavar seu espaço no mercado. A Santal, da Parmalat, vai ser a primeira marca do mercado a lançar suco pronto para beber em PET. A Parmalat aproveitou a tecnologia do envase asséptico que já dispõe para lançar suco pronto para beber em embalagem plástica. Por conta disso gastou apenas US$ 462,3 mil no desenvolvimento do produto. O método permite embalar o suco sem o uso de conservantes. O objetivo da empresa é concorrer com o suco em lata, vendido para consumo imediato nos chamados pontos frios, geralmente de menor porte, como padarias e lojas de conveniência. A embalagem PET pode ser transportada e fechada depois de aberta, seguindo a tendência mundial do conceito 'drink to go' onde as pessoas consomem o produto enquanto se movimentam. A aposta da Parmalat na nova embalagem como uma forma de alavancar a marca é grande. A previsão é de aumento das vendas de Santal de 15% nos próximos três meses e que a nova embalagem responda por 30% das vendas da marca. Com uma fábrica em Jundiaí, a marca Santal representa apenas 5% do faturamento da Parmalat. A empresa, que pediu concordata, migrou para o regime de recuperação judicial e foi vendida para o fundo de investimento Laep, agora está se reorganizando para recuperar a participação de mercado de suas marcas.