13/05/16 15h03

Parceria tecnológica

Fausto Longo está na região para incentivar gestão das cidades e o Vale do Piracicaba

Gazeta de Piracicaba

O senador ítalo-brasileiro Fausto Longo se reúne com os criadores do AgTech Valley Piracicaba, o Vale do Piracicaba, conceito que busca tornar a cidade e a região uma referência mundial no desenvolvimento de tecnologias voltadas para agricultura, na manhã de hoje. O encontro será na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) com o diretor da universidade, Luiz Gustavo Nussio, e os professores da EsalqTec, a incubadora tecnológica da instituição, e o Canatec Coworking.

Segundo ele, há interesse de uma região da Itália, a Úmbria, que é polo tecnológico em agrotecnologia, biomedicina e mecânica de componentes para aviação.

“O conceito do Vale do Piracicaba foi uma das ideias mais brilhantes tomadas neste país. Acredito que a Itália possa ser um parceiro na troca de informações, transferências tecnológicas e na efetivação de negócios de cooperação internacional. Eu já estou autorizado a conversar sobre a promoção de integração entre as regiões da Úmbria e de Piracicaba”, afirmou.

Fausto Longo ressalta que, com a solução da crise política, o país voltará a ter mais credibilidade, o que vai garantir a retomada das parcerias internacionais. “A Itália vê o Brasil com grande potencial de investimento”, diz. “Uma grande capacidade produtiva com a capacidade tecnológica da Itália. Há muitos nichos de mercado na América Latina, e o Brasil é o principal, mas, com a instabilidade política, houve perda da credibilidade, o que traz insegurança aos investidores”, explicou.

Além da mudança do governo, Longo acredita que o país deve rever o regime político e defende o parlamentarismo. “Participo de um sistema parlamentar. Sua vantagem, além de ser mais democrático, evita que a crise política afete a econômica, como ocorre no presidencialismo”, afirmou.

Palestra

Ontem, ele apresentou a palestra ‘Pensando a cidade que queremos’, em São Pedro. O evento inaugurou uma série de encontros que serão realizados em todas as 24 cidades do Aglomerado Urbano de Piracicaba ao longo do ano. “O interessante desse movimento é que vamos discutir métodos de governar que precisam contar com a participação da comunidade. Uma vantagem é que isso acontecerá no período pré-eleitoral e pós-eleitoral”. Longo falou sobre as experiências que ele vivência na Europa e que podem contribuir com o desenvolvimento das cidades. “As pessoas precisam de qualidade de vida. Muitos governantes se preocupam com grandes obras, mas as pessoas querem viver bem. Na Europa, muitas comunidades se posicionam fortemente contra o desenvolvimento desordenado”, ressaltou.

As palestras realizadas nas outras cidades terão as datas anunciadas quando forem agendadas. Fazem parte do Aglomerado Urbano os municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.