Parceria entre Embraer e Boeing produz cinco tecnologias que tornam aeronaves menos poluentes
A Cidade ONA filial de Gavião Peixoto da Embraer foi palco, na tarde de ontem, do último teste de voo de uma aeronave com o projeto EcoDemonstrador, produzido em parceria entre a empresa brasileira e a norte-americana Boeing.
Ao todo, o projeto reúne cinco tecnologias que prometem reduzir as poluições sonoras e dos gases que provocam o efeito estufa, tornando as aeronaves mais ‘ecológicas’. Em médio prazo, essas melhorias podem ser implementadas nos próximos aviões produzidos pelas duas fabricantes.
Biocombustível
Uma das principais tecnologias testadas foi o desempenho de um biocombustível para aviação elaborado através da cana-de-açúcar produzida no interior paulista. Estudos apontam que o bioquerosene de aviação produzido de forma sustentável emite de 50% a 80% menos carbono que o querosene fóssil. Isso considerando desde a produção até a queima final pelo motor da aeronave.
“É uma das apostas da indústria aeronáutica que vai de encontro com as metas ambientais de redução da poluição no planeta”, explica Onofre Andrade, coordenador de pesquisa em biocombustíveis da Boeing.
De acordo com Andrade, essa tecnologia já está aprovada e certificada para uso imediato. Só que, por outro lado, esse biocombustível ainda precisa ser barateado para que o custo dele fique compatível com o preço do querosene fóssil, feito totalmente à base de petróleo. “Esse é o desafio a partir de agora”, pontua.
A inovação vem sendo pesquisada no Centro Conjunto de Pesquisa em Biocombustíveis Sustentáveis para a Aviação, mantido em parceria por Boeing e Embraer no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
Outras ferramentas
Os testes também avaliam o desempenho de uma ferramenta a laser que capta e fornece informações sobre a altitude e velocidade da aeronave e uma tecnologia que permite analisar o escoamento de ar. Essas inovações podem ser aplicadas a melhorias aerodinâmicas dos aviões e, assim, reduzir o consumo de combustível.
“Essas ferramentas aumentam a segurança de voo e também dão maior eficiência ecológica. Ainda vai demorar alguns anos para chegar ao mercado, mas, com certeza, serão implementadas nas aeronaves do futuro”, diz Luiz Nerosky, responsável da Embraer pelo projeto.
Menos ruído e economia de água
O EcoDemonstrador possui uma série de novas tecnologias, ainda em desenvolvimento, ligadas à sustentabilidade e que têm sido testadas em condições reais de voo. Uma delas é a que permite reduzir o ruído aerodinâmico gerado pela aeronave no momento de aproximação da pista de pouso.
Diminuir a poluição sonora é fundamental para atender os novos níveis de ruído exigidos nas imediações dos aeroportos, em especial, o que ficam dentro das cidades. “Isso vai colaborar com a população que vive ao redor dos aeroportos”, explica Luiz Nerosky, gerente da Embraer responsável por este projeto.
Também está sendo testada uma pintura nova para a aeronave que promete reduzir o acúmulo de restos de insetos e facilitar a remoção do gelo, que interfere diretamente no desempenho do avião.
“Essa tecnologia vai reduzir o consumo de água na lavagem dos aviões, além de evitar ou diminuir o uso de um fluído antigelo que também é danoso ao meio ambiente. Será muito útil em aeroportos localizados em regiões que nevam”, explica Nerosky.