Parceria entre Ciesp e CNPEM busca soluções inovadoras para a indústria
Objetivo é desenvolver soluções em áreas como saúde, energia, meio ambiente e agricultura
LiberalO Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) firmaram, nesta semana, uma parceria para colaboração e apoio mútuo em projetos de inovação. O foco é desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras para a indústria em áreas como saúde, energia, meio ambiente e agricultura.
Entre os quatro laboratórios do CNPEM está o Sírius, considerado a maior infraestrutura científica do País, com 68 mil metros quadrados e um acelerador de partículas. Ele é reconhecido como um dos três equipamentos mais avançados do mundo de quarta geração para análise de materiais orgânicos e inorgânicos.
O CNPEM é uma OS (Organização Social) federal de ciência e tecnologia com cerca de 900 profissionais e 500 estagiários, cuja missão é integrar competências para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, com enfoque na inovação em áreas como energia, materiais e biociências.
Segundo o diretor do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, empresas como a Natura e a Aché já possuem projetos em parceria com a entidade, localizada em Campinas. Ele enfatizou o propósito da organização em ajudar a resolver diversos problemas enfrentados pela indústria e pela sociedade como um todo, desde questões econômicas até questões sociais.
De acordo com o primeiro vice-diretor do Ciesp Americana, Oswaldo Delfin Nogueira, essa parceria beneficiará todos os associados e indústrias. “Estamos com uma tecnologia de ponta ao nosso dispor, aproximando a indústria da pesquisa. Vamos utilizar o laboratório, vamos trazer esse benefício aos nossos associados, para que todos usufruam e tragam cada vez mais ações tecnológicas e inovadoras para o desenvolvimento da nossa economia”, concluiu.