04/01/13 15h52

Parceria com Unicamp gera nova técnica

Brasil Econômico

Otimizador hidráulico aumenta a eficiência das usinas, gerando mais energia com menos água

A AES Tietê desenvolveu em parceria com a Unicamp e a empresa de sistemas de informação Venidera, uma tecnologia capaz de melhorar o rendimento das usinas hidrelétricas. O Otimizador Hidráulico aumenta a eficiência das usinas, possibilitando a maior geração de energia com a utilização de menos água.

O sistema avalia informações sobre vazão afluente, vazão turbinada, previsão de chuvas, histórico hidrológico, nível dos reservatórios, necessidade de geração, capacidade de geração e rendimento por máquina, entre outros dados e, a partir daí, determina a vazão e o número de máquinas ideais para cada situação.

No total, são quatro módulos bases: otimizador, previsor, controlador e dados.

O módulo previsor é responsável pela execução de modelos estatísticos de previsão de vazões dos rios e dos reservatórios.

A função do módulo otimizador é maximizar a geração de energia, definindo os momentos em que a usina é capaz de gerar mais energia com menos água.

Já o módulo de dados realiza a conexão entre os bancos de dados da AES Tietê e as informações dos módulos anteriores. Por fim, o módulo controlador executa e centraliza as atividades do sistema, desde a requisição e coleta de dados até o fornecimento de informações e registro de gráficos.

A tecnologia está em fase de testes e deve entrar em operação nas usinas da empresa até o início de 2013.