12/06/08 15h17

Paranapanema decide avaliar novos negócios para crescer

Gazeta Mercantil - 12/06/2008

Há poucos dias de realizar a operação que finaliza o processo de reestruturação financeira por que o grupo Paranapanema vem passando desde 2006, a companhia já prepara nova fase de expansão, que deve incluir aquisições e criação de novas empresas dentro das cadeias em que atua, de estanho, cobre e fertilizantes. Em entrevista à Gazeta Mercantil o presidente da empresa, Geraldo Haenel, revelou que a holding Paranapanema - que controla as empresas Caraíba Metais, Mineração Taboca, Eluma e Cibrafértil - deve passar a ter um olhar mais estratégico, avaliando possíveis novos negócios. Haenel não informou quais negócios ou que tipo de operação o grupo deve privilegiar. Disse apenas que devem ser operações integradas aos negócios existentes, "para cima ou para baixo", ou novos negócios que tragam sinergia com as operações atuais. Portanto fica praticamente descartada a possibilidade de investimentos em outros metais não-ferrosos, além do cobre e do estanho. Embora a companhia importe parte de sua matéria-prima - em especial concentrado de cobre e rochas fosfáticas - e tenha parte dos negócios voltados para o exterior (entre 20% e 30%, dependendo da empresa), a internacionalização está descartada neste momento. A empresa não divulga o plano de investimentos para este ano. Em 2007, foram aplicados R$ 181,33 milhões (US$ 94 milhões), 35% mais que no ano anterior. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram aplicados R$ 21,16 milhões (US$ 13 milhões), 66,8% acima do aplicado em igual período do ano passado. Todas as empresas estão em projeto de expansão ou acabaram de concluí-los.