09/09/08 09h59

Para MEC, Unifesp é a melhor universidade do país

Valor Econômico - 09/09/2008

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi apontada como a melhor universidade do país de acordo com o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), novo indicador usado pelo Ministério da Educação para determinar a qualidade de instituições de ensino superior. A avaliação não inclui a USP e a Unicamp, que não participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A Unifesp teve nota 439 (em uma escala de 0 a 500). Faculdades menores, porém, ficaram com nota superior à da Unifesp. A Escola Brasileira de Economia e Finanças, do Rio, teve nota 483, a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, também do Rio, teve nota 467. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a USP e a Unicamp não participaram da avaliação porque as instituições públicas estaduais não são obrigadas a participar. "Eu lamento, porque daria mais solidez para esse sistema. Tenho certeza de que essas instituições teriam um ótimo desempenho." O índice é feito de acordo com as notas do Enade e leva em consideração, além dos resultados de avaliação do desempenho dos estudantes, a infra-estrutura, instalações e o corpo docente das instituições. A média dos conceitos é ponderada pela distribuição dos alunos entre a graduação, mestrado e doutorado. De acordo com o resultado, apenas 5,3% das instituições públicas e 0,7% das privadas alcançaram a nota máxima (5). Com nota 4 ficaram 30,2% das instituições públicas e 4,2% das privadas. A nota 3 foi dada 43,8% das públicas e 46,6% das privadas. Abaixo desta nota, o ministério avalia que as instituições apresentam problemas. Levaram nota 2 ao menos 10,7% das universidades, centros universitários e faculdades públicas e 25,6% das privadas. Nenhuma instituição pública ficou com nota 1 e 0,5% das privadas ficaram com a menor nota.