Para fugir do câmbio
Folha de S.PauloA marca de vestuário Levi's vai passar a produzir no Brasil parte das peças que vende no país. Hoje, todos os produtos são importados.
O objetivo é fugir das variações cambiais e cortar ao menos 10% de custos, diz o diretor de negócios, Rui Araújo Silva.
Além disso, o novo modelo ajuda a empresa a reagir mais rapidamente às mudanças de demanda do consumidor local.
"Os pedidos de fora precisam de uma antecedência de 9 meses. Com parceiros nacionais, o prazo cai para 60 dias."
Inicialmente, 20% da demanda interna será produzida por parceiros brasileiros. A ideia é chegar a ao menos 50%.
A companhia também voltou a investir em lojas próprias no país, após cinco anos apenas com aberturas de franquias, segundo a diretora Marina Kadooka.
"Neste ano, serão quatro novas unidades próprias e, em 2018, oito."
O aporte para as aberturas deverá somar, em média, R$ 18 milhões.
61 lojas tem a Levi's no Brasil; destas, 11 são próprias
5,2% é o crescimento de receita até maio deste ano