20/04/11 11h41

Papa Johns, rival de Pizza Hut, busca investidor no Brasil

Valor Econômico

A rede de pizzarias Papa John's, a terceira maior do mundo, estuda abrir restaurantes no Brasil em 2013, de acordo com fontes próximas à empresa, com sede em Louisville (Kentucky), nos Estados Unidos. Os planos começaram a ser discutidos em 2009 e este ano o comando da companhia deu sinal verde para avançar no projeto de análise de potenciais investidores para o mercado brasileiro. A rede já contatou no ano passado o departamento comercial do consulado americano, em São Paulo, para se aproximar de interessados em serem parceiros da cadeia. "Eles voltaram a conversar sobre esse assunto mais ativamente e a ideia é encontrar um parceiro principal para o investimento", conta Shaw Scott, consul do Departamento de Comércio do Consulado Americano de São Paulo.

O plano inicial é ter um pequeno número de lojas próprias e abrir franquias no Brasil por meio desse investidor principal. "A área internacional da empresa está animada com a ideia. Eles andaram reorganizando o modelo de negócios no mundo e agora acham que chegou o momento de entrar de forma mais agressiva na América do Sul", conta um investidor local da rede Pizza Hut que esteve em contato com a cadeia em fevereiro. A rede já opera em seis países da América Latina, como Chile e México e está nos principais mercados emergentes (China, Rússia e Índia). Procurada, a empresa não se manifestou sobre o assunto. A cadeia soma 3.646 unidades (612 próprias) em 32 países. A líder Pizza Hut tem 12 mil pontos em 88 países. No Brasil, tem 72 lojas.

O movimento da rede de pizzarias é parte de um projeto da empresa, já anunciado aos acionistas em fevereiro, que consiste em abrir 1,2 mil restaurantes fora dos Estados Unidos nos próximos sete anos. Quarenta por cento desse total devem ser abertos pelo mundo no prazo de três anos, de acordo com o projeto detalhado aos acionistas da rede, apurou o Valor. É um plano mais agressivo do que aquele desenhado para o mercado americano, que prevê cerca de 250 unidades em até três anos. A Papa John's é uma das redes de pizzarias mais populares dos EUA e, no mundo, ela só fatura menos do que as rivais Pizza Hut e a Domino's. As duas concorrentes tiveram um início de operação local conturbado e reestruturaram o negócio após a abertura no Brasil.