15/06/07 11h17

Pão de Açúcar tem melhor desempenho desde 2005

Valor Econômico - 15/06/2007

As vendas em maio do grupo Pão de Açúcar superaram as expectativas dos analistas e mostram que o choque de competitividade implementado pela varejista a partir de meados de 2006 começou a dar frutos. No mês passado, a receita líquida da varejista cresceu 6,5% sobre maio de 2006 pelo critério "mesmas lojas", que exclui as unidades incorporadas à rede ao longo dos 12 meses e é utilizado pelo setor para medir a real temperatura do consumo. Esse foi o melhor resultado mensal registrado pela companhia desde o início de 2005 se desconsiderados os efeitos sazonais nos meses de Páscoa. No segundo trimestre do ano passado, a varejista pôs em prática uma agressiva política de redução de margens brutas e, conseqüentemente, de preços para tirar mercado de seus concorrentes. Mas havia um ceticismo entre os investidores quanto à perda de rentabilidade. Segundo o diretor financeiro do grupo, Enéas Pestana, o crescimento consistente nas vendas mês a mês indica que a estratégia é acertada e que não há "uma perda" de resultados e sim um "investimento" sustentável em competitividade. Os números confirmam a expansão do PIB e refletem o aquecimento do consumo neste ano. Mas, segundo Pestana, o aumento de 2,8% no tráfego de clientes nas mesmas lojas prova que a rede ganhou participação de mercado.