15/07/10 11h24

Pão de Açúcar tem alta de 39,4% em vendas do 2º trimestre

O Estado de S. Paulo

As vendas líquidas do Pão de Açúcar somaram R$ 6,978 bilhões (US$ 3,9 bilhões) no período de abril a junho, 39,4% acima do registrado um ano antes, informou a maior varejista do país nesta quarta-feira. Se excluídas as operações de Ponto Frio, as vendas líquidas cresceram 12,7% na relação anual. A empresa não forneceu os dados comparativos com o trimestre imediatamente anterior.

No segundo trimestre do ano, as vendas brutas da companhia somaram R$ 7,8 bilhões (US$ 4,3 bilhões), alta de 38,5% sobre um ano antes. Em maio, o Pão de Açúcar disse esperar uma alta de pelo menos 25,9% nas vendas brutas em 2010, considerando as lojas da rede Ponto Frio, para acima de R$ 33 bilhões (US$ 18,3 bilhões). Pelo conceito mesmas lojas --que considera apenas aquelas abertas há pelo menos um ano, excluindo as operações de Ponto Frio--, as vendas brutas reais aumentaram 4,6% no segundo trimestre, "impactadas negativamente pelo efeito sazonal da Páscoa no mês de abril e pelo forte crescimento de 13,2% nas vendas brutas no segundo trimestre de 2009", afirma a empresa no demonstrativo enviado ao mercado.

As vendas brutas de produtos alimentícios tiveram crescimento de 7,9% no período encerrado em junho, com destaque para as categorias de Bebidas e Perecíveis. Já as vendas de não-alimentos cresceram 16,2%, com destaque para a categoria de Eletro-eletrônicos, impactada positivamente pela Copa do Mundo. As operações de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar, que incluem Pontofrio.com.br e Extra.com.br, registraram crescimento de 45,4% no segundo trimestre. No primeiro semestre, o faturamento líquido do Grupo Pão de Açúcar totalizou R$ 13,9 bilhões (US$ 7,72 bilhões), montante 44,6% superior ao apurado na primeira metade do ano passado. A companhia informou ainda que, no segundo trimestre, foram abertas 13 lojas. O grupo prevê a abertura de 100 lojas em 2010, com investimentos estimados em R$ 1,6 bilhão (US$ 889 milhões).