02/09/08 14h52

Pão de Açúcar planeja voltar ao jogo em 2009

Valor Econômico - 02/09/2008

O alto escalão do Grupo Pão de Açúcar estará, ao longo desta semana, debruçado sobre o planejamento estratégico de 2009, um ano que deve ser emblemático para a companhia. A varejista quer retomar no ano que vem um plano agressivo de expansão, que inclui a abertura de um número recorde de 100 novas lojas, depois de amargar um austero jejum de investimentos e passar por um profundo corte de custos em 2008. O consultor Claudio Galeazzi admite que foi doloroso para o Grupo Pão de Açúcar aceitar a redução nos investimentos neste ano, principalmente porque os concorrentes como o Wal-Mart e o Carrefour anunciaram planos importantes de expansão. O Pão de Açúcar não agregou uma unidade sequer à sua rede no primeiro semestre e limitou seus gastos a R$ 700 milhões (US$ 429,4 milhões) neste exercício. A austeridade em 2008 explica porque a companhia, agora, anseia por 2009. O crescimento do consumo nas classes de renda mais baixa, que recebem auxílio do Bolsa-Família, deve persistir, o que irá fazer com que a rede direcione investimentos para esse público. O grupo prevê que poderá começar uma vida nova em 2009 e que conseguirá resolver, até o fim deste ano, algumas pendências, como a aquisição dos 50% das ações da Sendas, no Rio, que pertencem à família Sendas. A empresa também está decidida a desenvolver um braço imobiliário, que não necessariamente precisaria ser desmembrado do restante da companhia. O grupo possui imóveis avaliados em R$ 2 bilhões (US$ 1,23 bilhão), mas esse montante pode ser maior se trazido a valor de mercado. "Estamos avaliando as oportunidades de investimento, como a construção de torres comerciais ao lado das nossas lojas ", afirma Diniz, que não descarta nem mesmo investir em shopping centers.