04/12/08 10h45

Pão de Açúcar investe US$ 8.7 milhões para atender o Natal

Gazeta Mercantil - 04/12/2008

Para atender o aumento da demanda com as festas de fim de ano, o grupo Pão de Açúcar, terceiro maior grupo de supermercados do País, segundo o Balanço Anual Gazeta Mercantil de 2008, investiu R$ 20 milhões (US$ 8.7 milhões) em logística. O diretor de logística do grupo, Marcelo Lopes, disse que este período é o de maior demanda das 581 lojas espalhadas por todo o território brasileiro e requer uma organização mais primorosa. Dentro do plano, o grupo alugou mais cinco Centros de Distribuição (CD) e cerca de 250 contêineres refrigerados que serão instalados em algumas das suas lojas. "Com essa operação conseguimos elevar em 35% a nossa capacidade de estoque", disse o executivo. Hoje o grupo opera 18 CD em todo o Brasil, onde a empresa faz o recebimento, armazenagem, separação e expedição dos itens às lojas. O executivo explicou que dos cinco CDs que foram incorporados à operação, em dois há também a distribuição além da armazenagem. "Implantamos estes centros em áreas de grande demanda, em Santos e Praia Grande, isso reforça o abastecimento nas unidades do grupo dessas localidades", disse Lopes. Segundo ele, essa "operação de guerra" será estendida até o carnaval, período também de aumento de vendas nas lojas do grupo. "O contrato de locação desses cinco CDs é de em torno de quatro meses", disse Lopes. Além do reforço na armazenagem , o grupo elevou também sua frota para atender a alta na demanda de distribuição. "Trabalhamos normalmente com cerca de 153 transportadoras com uma frota 100% dedicada de 1,3 mil veículos, entre caminhões maiores e menores. Para este projeto, aumentamos em 12% o número de veículos dedicados à operação", afirmou o executivo. A frota que atende o grupo é composta por 1,5 mil veículos. Lopes ressaltou que além deste projeto, o grupo também estreitou o relacionamento com parceiros e otimizou a armazenagem e a distribuição, principalmente de produtos refrigerados. "Em alguns produtos utilizamos o mesmo CD e o mesmo serviço de transporte que já é usado pela indústria. Assim conseguimos diminuir o tempo de entrega entre a indústria e as nossas lojas", afirmou o executivo.