23/10/07 11h29

Pão de Açúcar entra no atacado pelo Espírito Santo

Valor Econômico - 23/10/2007

O Grupo Pão de Açúcar encontrou uma forma de, sem gastar nada, entrar em um dos setores que mais crescem no varejo: as centrais de negócio, associações de compra de mercadorias formadas por pequenos supermercados. A companhia informou ontem que passará a atuar como atacadista e começará a fornecer mercadorias de seus estoques para a União Brasil, uma central de compras formada por 203 supermercados. Ao todo, essas lojas faturam por ano R$ 1,6 bilhão (US$ 875,8 milhões) e estão localizadas no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais e Pernambuco. O projeto começará pelo Espírito Santo. "Este é um novo canal para a empresa", afirma Ramatis Rodrigues, diretor comercial de alimentos do Grupo Pão de Açúcar, que criou uma unidade de negócios específica para as centrais. "Os pequenos supermercados crescem a taxas de dois dígitos por ano. Os atacadistas, porque atendem essas lojas, também crescem a taxas de dois dígitos. Esta é uma realidade", diz Rodrigues, que prevê que, em 2008, o abastecimento para as centrais agregará cerca de R$ 90 milhões (US$ 49,3 milhões) em vendas ao grupo. As margens brutas são menores mas a grande vantagem é que a varejista poderá aumentar as vendas e otimizar sua estrutura logística sem investir em ativos. A margem final dependerá do mix, mas pode oscilar entre 4% e 10%, segundo o executivo, superando o resultado obtido no varejo. Possíveis conflitos com as indústrias foram negociados. "Antes, apresentamos o projeto aos maiores fornecedores. Só incluímos na lista os produtos que os supermercados querem comprar e não conseguem", disse Rodrigues. Com esta iniciativa, o Pão de Açúcar busca responder às demandas dos investidores, que cobram uma reação da rede à estagnação nas vendas.