13/03/08 10h37

Pão de Açúcar contra-ataca para ter liderança

DCI - 13/03/2008

Contra-atacar nos formatos de lojas menores e no 'atacarejo'. Esse é o plano do Grupo Pão de Açúcar para recuperar a liderança no faturamento do auto-serviço no País, perdida no ano passado para a rede francesa Carrefour. A empresa, que tem seu controle acionário dividido entre o fundador Abílio Diniz e a francesa Casino, agora acirra a disputa no mercado com a expansão do Assai, adquirido em novembro de 2007. A meta da companhia é praticamente dobrar a presença da marca no Brasil neste ano, com cerca de 14 novas unidades. Além disso, levar a rede de 'atacarejo' para o Nordeste do País e outras regiões, pela primeira vez. Hoje, existem em operação 16 lojas Assai, sendo todas elas no Estado de São Paulo. Segundo o diretor de operações do Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, além desse modelo do segmento chash&carry, também conhecido como 'atacarejo', o Grupo posicionou seu foco de crescimento nos varejos de até quatro ckeck-outs e em outros pontos-de-venda menores. A previsão inicial da empresa, no final do ano passado, no momento da compra da atacadista, era de 20 novas lojas no País em 2008. Incluindo a recém-inaugurada unidade de Sapopemba, a rede Assai, responsável por um faturamento de R$ 1,2 bilhão (US$ 681,8 milhões) no ano passado, está na Grande São Paulo, em Santos, Sorocaba, Jundiaí, Osasco, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Ribeirão Preto. A previsão é levar a expertise da marca, provavelmente ainda neste semestre, a regiões até então inexploradas pelo Grupo, com o segmento de vendas no atacado e no varejo, juntos. A meta é que seja aberta a primeira loja da Assai no Nordeste, na cidade de Fortaleza (CE). A expansão para essa região do País visa bater de frente com o Atacadão, que também usa o mesmo modelo de 'atacarejo' e está totalmente estabelecido no Norte e Nordeste. Essa rede foi adquirida pelo Carrefour no ano passado e é a grande responsável pela tomada da liderança do setor por parte da varejista de origem francesa. Outro modelo de varejo do Grupo Pão de Açúcar que está em ampliação é o Extra Perto, que deve ter mais uma loja inaugurada este ano. O ponto-de-venda é também chamado de supermercado de não-alimentos, justamente por privilegiar a venda deste tipo de produto, foco da rede este ano.