22/01/10 10h26

Países da América Latina entram no plano da Target

Valor Econômico

A rede de lojas de departamento Target, a quinta maior varejista dos Estados Unidos e a décima maior empresa do setor no mundo, anunciou ontem que tem planos de se expandir para países da América Latina. Em um comunicado divulgado ontem, a companhia listou os quatro grandes focos no médio prazo, e um deles será o crescimento fora dos Estados Unidos. "A expansão [no exterior] começará, mais provavelmente, pelo Canadá, México ou América Latina num horizonte de três a cinco anos".  Diferentemente do Walmart, o seu maior competidor nos Estados Unidos, a Target ainda não ousou se arriscar em mercados estrangeiros. Mas a concorrência com o Walmart também não será fácil fora de casa.

A América Latina - e o Brasil em particular - faz parte dos mercados eleitos como prioritários no mundo pelo Walmart, que já vem investindo bilhões de dólares na região na última década. Além de ser líder no México e de ter comprado a maior varejista do Chile, o Walmart vai investir US$ 1 bilhão no Brasil em 2010, a maior soma já alocada para o país, onde planeja abrir cerca de 110 lojas este ano.

Segundo a Bloomberg, a Target vai testar um modelo de loja mais compacto para acelerar a sua expansão nos próximos anos. A redução do tamanho das lojas é uma tendência no varejo mundial devido à escassez de espaço e às maiores restrições legais nos grandes centros urbanos. Para testar modelos mais compactos, a Target reduziu em cerca de 25% a oferta de itens em algumas lojas nos EUA, onde possui 1,7 pontos de vendas em 49 Estados.

Para os analistas, o investimento em lojas menores é bom negócio e vai agregar vendas para a Target. Mas a expansão internacional é vista como um passo muito mais arriscado. "Pode não ser um fácil movimento para eles", disse o analista David Abella, da Rochdale Investments, de Nova York. A Target também vai priorizar neste ano a reforma de lojas nos EUA.