26/02/08 11h20

País investe US$ 9,4 mi para elevar exportação de álcool

Folha de S. Paulo - 26/02/2008

Com investimento de R$ 16,5 milhões (US$ 9,4 milhões) para a promoção do álcool brasileiro no exterior, a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações Investimentos) e a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) pretendem fazer as exportações do produto finalmente decolarem. O projeto, cujos gastos valem até o final de 2009, quer promover a imagem do álcool de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável nos países da América de Norte (Estados Unidos), Europa (Alemanha, Espanha, França, Suécia e Reino Unido) e Ásia. Ainda que o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento) tenha ressaltado os esforços do presidente Lula em promover o produto no ano passado -como em visita à Suécia e na recepção ao presidente dos EUA George W. Bush-, as exportações de álcool caíram 14% em 2007, para 3,2 bilhões de litros. Entre as iniciativas previstas, no exterior, estão a abertura de dois escritórios (na Bélgica e em um país da Ásia, além do já existente nos EUA) e a participação em eventos do setor. No Brasil, haverá estudos de processos de certificação de usinas de álcool e análise da regulação vigente e barreiras tarifárias. "Esse convênio será a base para mostrar um país com um combustível renovável, barato, que protege a Amazônia", disse Miguel Jorge.