10/03/11 14h44

País ganha centros de dados

Valor Econômico

A Iron Mountain, empresa de gestão da informação, investiu R$ 6 milhões (US$ 3,53 milhões) na construção de dois centros de dados: um em Curitiba e o outro em São Paulo. A meta inicial era atender clientes nacionais, mas está em estudo a possibilidade de que empresas de outros quatro países - Argentina, Chile, Peru e México - passem a usar as instalações como um centro de contingência, ou seja, uma unidade onde ficam armazenadas cópias de segurança dos dados dos clientes. Para que isso aconteça, estão sendo estudadas questões internas para que os clientes do exterior transfiram dados para o Brasil. A definição da estratégia deve acontecer até o fim do mês, afirma o diretor de marketing e comercial da Iron Mountain, Rogério Abruzzini.

De acordo com o executivo, o centro de dados de Curitiba, que já está em operação, segue os padrões adotados nos Estados Unidos e na Europa e funciona no mesmo endereço que era usado pela Iron Mountain para arquivos físicos e digitais. Com as instalações, a empresa dobra a capacidade de processamento, diz o Abruzzini. O centro de dados de São Paulo tem previsão de ficar pronto em meados de abril.

A empresa americana desembarcou em Curitiba em 2001 e conta atualmente com 450 empregados na cidade. Hoje, o Paraná responde por 35% das receitas da Iron Mountain no país, atrás de São Paulo (55%). A expectativa é de que o crescimento da receita no Brasil em 2011 seja superior a 25%. A armazenagem responde por 15% a 18% do faturamento. O restante vem de serviços associados, como recuperação de documentos, digitalização e microfilmagem. A Iron Mountain atua em 39 países e registrou faturamento de US$ 3,1 bilhões no ano passado.