20/09/09 10h01

País acorda para as ferrovias e planeja investir US$ 39,4 bi até 2014

O Estado de S. Paulo

Uma nova onda de investimentos promete devolver o fôlego do transporte ferroviário brasileiro nos próximos cinco anos. Entre projetos de metrôs, veículos leves sobre trilhos (VLT), ferrovias de carga e trens urbanos, o País deverá receber R$ 71 bilhões (US$ 39,4 bilhões) até 2014. O valor é 270% superior aos recursos aplicados entre 2004 e 2008, segundo levantamento feito pelos organizadores do evento Negócios nos Trilhos. Parte dos recursos sairá dos cofres dos governos federal e estadual. Outra parcela será bancada pela iniciativa privada.

Hoje são apenas 29 mil quilômetros de ferrovias. Mas, se todos os empreendimentos projetados saírem do papel, esse número subiria para 35 mil km, em 2015. Segundo o diretor da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, o plano do governo é alcançar 52 mil km de estrada de ferro até 2030 - o ideal para cobrir todo o território nacional.

Dos R$ 71 bilhões (US$ 39,4 bilhões) previstos para os próximos cinco anos, R$ 25 bilhões (US$ 13,9 bilhões) vão para a expansão do transporte de carga, explica o diretor do Negócios nos Trilhos, Gerson Toller-Gomes. Os investimentos incluem a conclusão das Ferrovias Norte-Sul, Nova Transnordestina, Litorânea Sul e Oeste-Leste, além da expansão de Carajás, Vitória-Minas e Ferronorte.

Entre os projetos para transporte de passageiros, a grande aposta é o Trem de Alta Velocidade (TAV), entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O empreendimento, de R$ 34 bilhões (US$ 18,9 bilhões), está previsto para entrar em operação até a Copa de 2014. No transporte urbano, uma alternativa que caiu no gosto dos governos municipais e estaduais é o VLT. Trata-se de um metrô leve com capacidade para 400 pessoas e com um custo que representa 1/3 do metrô tradicional. "Esse é o momento de focar o VLT. Ele é mais barato e mais rápido de ser construído", afirma o secretário de Estado dos transportes metropolitanos de São Paulo, José Luiz Portella. Segundo ele, a capital terá três VLTs construídos pelo governo: Expresso Tiradentes, Congonhas-São Judas e Vila Nova Cachoeirinha-Lapa.