31/08/07 14h37

P&G chama Gisele Bündchen para crescer na beleza

Gazeta Mercantil - 31/08/2007

A Procter & Gamble (P&G) passa a contar com uma ajuda poderosa para se consolidar como uma empresa de beleza. Nesta segunda-feira, a brasileira Gisele Bündchen (ex-Nivea) estará no País para um evento no qual será oficialmente apresentada como a atual garota-propaganda dos xampus Pantene, novo alvo do marketing da gigante P&G no Brasil. Esta marca, hoje, tem apenas 2% de participação de mercado no segmento de cuidados com o cabelo - pouco se for considerado que trata-se do xampu mais vendido do mundo. E não só isso, Koleston, marca da Wella, empresa que foi comprada pela P&G em 2004, também vai ganhar uma campanha publicitária. Apesar de ser o maior anunciante do mundo e investir 4,5% do seu faturamento de US$ 76,5 bilhões em marketing, no Brasil a P&G aparece somente como o 34 maior investidor, com aporte em mídia de R$ 64,8 milhões (US$ 29,8 milhões) no ano passado, de acordo com ranking do Meio & Mensagem, que já contabiliza os descontos. Enquanto isso, a concorrente Unilever está na 2 colocação. Apesar de atuar em vários segmentos - produtos de limpeza doméstica, cuidados com a saúde, alimento, etc -, o setor de beleza é mundialmente o que mais tem potencial para continuar crescendo dentro da P&G, segundo Pedro Martins da Silva, diretor de relações externas. No Brasil, as marcas de beleza da P&G são Always (absorvente higiênico), Pantene (cuidados com o cabelo) e uma linha de tintura para cabelo que inclui a marca líder deste segmento no País, com 15,2% de participação em valor, a Koleston. No total, a P&G detém 24,1% da categoria de tintura para cabelo no País. Contratar a Gisele Bündchen mostra que a P&G não tem metas modestas. Não detalha números, mas diz que pretende ver sua participação de mercado em xampus dobrar a cada ano.