29/11/06 16h50

Ovo líquido ou em pó é o novo negócio da AB Brasil

Valor Econômico - 29/11/2006

A Associated British Foods (ABF), dona do fermento Fleischmann e da grife de chás Twinings, decidiu apostar no mercado de ovos. Só que a multinacional inglesa não vai vender um ovo convencional, que vem naquela frágil casca branca ou marrom. Com vendas mundiais na casa dos US$ 10 bilhões, agora produz ovo em pó e líquido, envasado em garrafas PET ou em embalagem longa vida.  A companhia entrou no setor discretamente, ao comprar a brasileira e familiar Sohovos, por US$ 28 milhões. Em menos de um ano e com investimentos de US$ 7 milhões, construiu uma fábrica no mesmo terreno da atual, em Sorocaba (SP). A nova unidade, a ser inaugurada em 8 de dezembro, duplica a produção para 40 mil toneladas ao ano e dá à multinacional condições de ampliar o leque de clientes - hoje restrito às grandes indústrias como Sadia, Unilever, Arcor, Danone e Bimbo. Depois de consolidar-se no segmento de food service, a empresa tentará chegar ao varejo de supermercados e fisgar o consumidor. No exterior, é comum encontrar ovos pasteurizados em caixinhas nos supermercados. A idéia da AB Brasil é fazer da Sohovos um negócio promissor dentro do grupo - que já atua em 41 países, basicamente no ramo de alimentos, apesar de ter um pé no varejo de vesturário com a marca Primark.